Mitsubishi fecha fábrica na Austrália após 28 anos de produção

Montadora culpou a diminuição do mercado local e prejuízo crescente nos últimos 10 anos.
Antes de anunciar fechamento, fabricante divulgou queda no lucro líquido de 54,4%.

Do G1, com agências

A fabricante de automóveis japonesa Mitsubishi fechou nesta sexta-feira (28) sua fábrica de Adelaide, na Austrália, após 28 anos de produção no país. Segundo a agência “Associated Press”, a montadora culpou a diminuição do mercado local e prejuízo crescente nos últimos 10 anos.

Fontes da empresa informaram que nesta quinta-feira (27) foram entregues os últimos 380 veículos, dos quais três serão destinados à caridade e um quarto fará parte da exposição permanente do Museu Nacional do Motor, na cidade de Adelaide, sul da Austrália.

Dos quase mil funcionários da fábrica, 500 deixarão seus postos e outros 430 trabalharão no desmantelamento da fábrica, que está previsto para durar 12 meses.

A Mitsubishi adquiriu em 1980 da americana Chrysler a fábrica de Tonsley Park, em Adelaide, e, desde então, produziu mais de 1,1 milhão de veículos, dos quais cerca de 100 mil foram exportados.

Em 2005, a companhia cortou 350 postos de trabalho em Tonsley e fechou sua fábrica de Lonsdale, na mesma cidade, dedicada à fabricação de motores.

Antes de anunciar o fechamento da fábrica, a Mitsubishi anunciou que o lucro líquido da companhia caiu entre abril e dezembro do ano passado 54,4%, para US$ 2,948 bilhões.

(Efe e Associated Press contribuíram para este texto)

Fonte: G1 Globo online