Renault aposta em carsharing para funcionários públicos de Brasília

Renault aposta em carsharing para funcionários públicos de Brasília

O serviço de carsharing ainda é algo pouco difundido no Brasil, especialmente envolvendo carros elétricos. Enquanto os aplicativos de transporte inundam o mercado, a opção de encontrar um carro, acessá-lo e ir até o destino, deixando-o para outra pessoa usar, está distante da maioria dos brasileiros.

Em Brasília, a Renault participa do projeto VEM-DF, desenvolvido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e o Governo do Distrito Federal (GDF).

Renault aposta em carsharing para funcionários públicos de Brasília

No projeto, a marca francesa entra com 16 exemplares do modelo Twizy, um minicarro elétrico bem popular na Europa, que aqui é raro de se ver, afinal, não é vendido ao público. Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil, diz: “Para a Renault, é um grande privilégio participar do lançamento deste importante projeto. O VEM DF certamente será referência em eletromobilidade no Brasil”.

A frota não estará disponível para o público em geral, apenas para os servidores federais e apenas na região da Esplanada dos Ministérios e sedes dos órgãos da administração do Distrito Federal. Para usa-los, os clientes terão o app Mobi-e que permite reservar e acessar o veículo, liberando-o com cartão do funcionário público cadastrado para o traslado.

Renault aposta em carsharing para funcionários públicos de Brasília

Para incentivar o uso de carros elétricos, o governo do DF irá instalar uma rede de 35 eletropostos na região, desenvolvidos pela WEG, sendo estes de uso público e gratuito. Então, quem tem carro elétrico na capital federal, terá um bom incentivo para usa-lo diariamente.

No entanto, a região ainda não é servida por uma concessionária Renault que venda o elétrico Zoe, que custa R$ 149.990, oferecido apenas em dois revendedores, um em São Paulo e outro em Curitiba. No Brasil, a marca tem ainda projetos de mobilidade urbana com seus carros elétricos.

Seis veículos circulam em Fernando de Noronha-PE, 10 estão no serviço de compartilhamento Beep Beep em São Paulo e dois exemplares do Zoe estão à disposição dos moradores de um condomínio da capital paulista. Existem frotas em pareceria com Itaipu Binacional e diversas empresas públicas e privadas.

 

© Noticias Automotivas. A notícia Renault aposta em carsharing para funcionários públicos de Brasília é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.