Modelos têm equipamentos exclusivos em seus segmentos

    exclusivos

    Por mais que os automóveis estejam ficando cada vez mais parecidos, alguns modelos ainda conseguem se destacar com itens exclusivos. Mesmo em segmentos concorridos, como SUVs ou compactos, há alguns opcionais que, se o cliente fizer questão, apenas um modelo suprirá a necessidade.

    Um dos casos é o painel virtual, que a Volkswagen coloca nos Polo e Virtus de topo. O sistema é cada vez mais comum em modelos mais caros, mas o hatch e sedã compactos da VW são os únicos de seus respectivos segmentos a trazer a tecnologia, mesmo que apenas em suas versões mais caras. Ambos só podem receber o Active Info Display nos Highline. Ainda assim como parte de um pacote opcional de R$ 4.075, que inclui outros itens.

    Se a necessidade for um motor diesel, o comprador de SUV compacto tem apenas uma opção: o Jeep Renegade. Enquanto todas as outras opções do mercado oferecem um (no máximo dois) motor gasolina, o Renegade pode ser equipado com um 1.8 flexível de 139 cv ou um 2.0 turbodiesel de 170 cv. O motor movido a óleo ainda vem com o câmbio automático de nove marchas, outra exclusividade do mercado. O senão é o preço, já que a versão a diesel mais barata do Jeep parte de R$ 125 mil.

    O Renegade também é o único de seu segmento a trazer uma opção de teto solar panorâmico. Tudo bem também que o item é opcional a partir da versão Limited, e custa salgados R$ 7 mil, mas ele ainda é o único a trazê-lo. O Chevrolet Tracker tem teto solar, mas é simples, e Honda HR-V e Hyundai Creta não oferecem o item.

    Híbridos exclusivos

    Caso a procura for por um SUV grande com sete lugares híbrido de luxo, a única concessionária a ser visitada será a da Volvo. O XC90 T8 é a unica opção entre os “grandalhões” com um motor elétrico acoplado. Trata-se de um belo conjunto, aliás, com poderosos 407 cv sob o capô. Em 2018, o T8 passou a ser oferecido também com sete lugares, adicionando ao híbrido a versatilidade das demais versões do XC90. Entre os médios de luxo, o XC60 híbrido ainda tem a – tímida – concorrência do Lexus NX300h.