Montadoras dominam ranking de empresas “verdes”

Quatro das cinco primeiras colocadas são montadoras; Toyota lidera pelo terceiro ano consecutivo

Autor: da Redação/Foto: Divulgação
Quatro das cinco empresas mais bem colocadas no ranking de Melhores Empresas Verdes Globais 2013 são fabricantes de automóveis. O relatório que afere as atividades socioambientais e sustentáveis praticadas por companhias de todo o mundo é liderado pela terceira vez consecutiva pela Toyota, seguida por Ford e Honda. A Nissan aparece em quinto, alavancada pelos fortes investimentos da marca no veículo elétrico Leaf.

No caso da Toyota, seu sucesso tem como base a massificação de vendas do Prius, híbrido mais vendido do mundo com 2,9 milhões de unidades comercializadas em 2012. O levantamento destacou também que a Ford fez um bom trabalho em matéria de comunicação e teve como chamariz o desenvolvimento do EcoBoost, motor turbo de injeção direta, que dissemina eficientes taxas de combustão.

O integrante da Interbrand, consultoria que organizou o estudo, Andrew Martschenko, defende que o bom desempenho da indústria automobilística não pode ser empregado exclusivamente aos investimentos em veículos elétricos. “A tentativa de julgar o sucesso da indústria em sustentabilidade apenas com base em taxas de adoção de carros elétricos não só é míope, mas também não reconhece os avanços que foram feitos na produção de carros mais limpos e no incentivo para que os consumidores fizessem escolhas mais responsáveis.”

O ranking que reúne as 50 empresas mais sustentáveis do mundo conta ainda com outras cinco montadoras: Volkswagen 7ª, BMW 13ª, Mercedes-Benz 17ª, Hyundai 34ª e Kia 37ª.

 

Fonte: Carsale