Montadoras investirão US$5 bi na produção em 2008, diz Anfavea

REUTERS

SÃO PAULO – As montadoras vão investir 5 bilhões de dólares em 2008 para elevar a capacidade de produção de veículos dos atuais 3,5 milhões de unidades para 3,8 milhões, informou nesta quinta-feira a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Em reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o presidente da entidade, Jackson Schneider, disse também que os investimentos das montadoras e da indústria de autopeças será de 20 bilhões de dólares até 2010.

Após a reunião, Mantega afirmou estar satisfeito com o ritmo de investimentos do setor e que esses investimentos serão suficientes para atender tanto o crescimento da demanda doméstica e quanto as exportações.

Um setor importante da economia está dizendo que tem capacidade de oferta e vai terminar até com alguma capacidade instalada não utilizada”, disse o ministro. “Estamos tranquilos quanto à capacidade de oferta”, acrescentou.

O ministro disse estar mais tranquilo em relação à oferta de crédito para financiamento de veículos no longo prazo.

“Eu fiquei muito bem impressionado com a solidez dos bancos. Crédito é concedido de forma sólida, mais do que em outros países”, disse o ministro referindo-se realizada na quarta-feira com o setor bancário.

O ministro acrescentou que, entre as medidas de política industrial que o governo prepara, algumas devem contemplar o setor automobilístico.

(Reportagem de Aluísio Alves)
Fonte: Agencia Estado