Montadoras promovem etanol com cartilha da Unica

Fiat, Ford, General Motors e Volkswagen, que representam 80% das vendas no mercado interno, formalizaram parceria com a Única – União da Indústria de Cana-de-Açúcar para distribuir a Cartilha do Etanol nos carros flex comercializados a partir de maio. Dois milhões de exemplares devem ser entregues até abril de 2010.

“O etanol representa um futuro energético mais seguro para o mundo e o Brasil aplica a tecnologia com sucesso, contribuindo para a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa. A qualidade do produto brasileiro vem sendo atestada por estudos independentes de várias entidades do mundo e figura como a melhor opção comercial aos combustíveis não-renováveis”, enfatiza Marcos Jank, presidente da Unica.

A cartilha pretende divulgar os ganhos proporcionados pela produção e uso do etanol como alternativa aos combustíveis fósseis. As vantagens incluem redução de 90% nas emissões de gases causadores do efeito estufa, particularmente do dióxido de carbono (CO2), em comparação com o uso da gasolina; combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas; geração de mais de 850 mil empregos; desenvolvimento tecnológico; e geração de divisas nas exportações.

Jenk garante que o programa do etanol é o mais bem-sucedido modelo de substituição de combustíveis fósseis do mundo, que pode ser replicado e beneficiar mais de uma centena de países em desenvolvimento, localizados em regiões tropicais e que cultivam – como o Brasil – a cana-de-açúcar.

Etanol sem tanquinho

“Apoiamos integralmente esta iniciativa da Unica, o que só reforça a nossa decisão estratégica de termos investido maciçamente nos veículos com motores equipados com o sistema flex fuel. No nosso caso, temos acumulada uma ampla experiência nesta tecnologia, desde os primórdios do desenvolvimento do veículo a álcool no Brasil, na década de 70”, destaca Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul. “A tecnologia flex representa um grande avanço e um diferencial a favor do consumidor, que passou a ter a opção de escolher o combustível mais econômico”, afirma Marcus Vinicius Aguiar, gerente de relações institucionais da Fiat Automóveis. Célio Galvão, gerente de Imprensa da Ford Brasil, comenta que o etanol está definitivamente inserido na matriz energética automotiva. Já o diretor de relações institucionais da Volkswagen, Antonio Megale, destacou que a marca foi a primeira a comercializar veículos flex e a lançar o sistema de partida a frio, que dispensa o ‘tanquinho’ de gasolina.
Fonte: Automotive Business