Montadoras têm melhor maio da história do setor

Da AE

As vendas de veículos novos caíram 7,3% em relação a abril, com 242 mil unidades, mas ainda assim foi o melhor maio da história do setor. A indústria não considera desaceleração dos negócios, que em abril atingiram volume mensal recorde de 262,2 mil unidades. Alega que a base comparativa é forte e maio teve menos dias úteis por causa dos feriados prolongados.

Na comparação com maio do ano passado, as vendas aumentaram 14,6%. No acumulado dos cinco primeiros meses, o mercado segue aquecido, com alta de 30,2% ou 1,151 milhão de unidades vendidas, incluindo caminhões e ônibus. Só em automóveis e comerciais leves foram comercializadas 1,096 milhão de unidades – 30,5% a mais que no mesmo período de 2007.

Na quinta-feira, a Anfave (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) divulgará o balanço completo do mês, com dados de vendas, produção e exportações. Diante do crescimento nesses cinco meses, a entidade vai rever para cima as projeções feitas no início do ano.

As montadoras previam crescimento em relação a 2007 de 17,5% nas vendas no ano todo, o que daria o total de 2,89 milhões de veículos só para o mercado interno, mas a aposta é para cerca de 3 milhões de unidades.

A projeção para a produção, de aumento de 8,9%, ou 3,24 milhões de unidades, também deve ser alterada, mesmo com a expectativa de aumento dos juros pelo Banco Central. Repasses de preços estão ocorrendo aos poucos. Ontem, a Ford aumentou em 1,6% o preço do novo Ka.

Fonte: Diário do Grande ABC