Da Redação, com agências internacionais
Andrea Pininfarina, de 51 anos, herdeiro da empresa familiar responsável pelo desenho de modelos Ferrari, Fiat e da linha Ford Focus, morreu nesta quinta-feira (7) num acidente de trânsito nos arredores de Turim (norte da Itália), segundo a imprensa local. O empresário dirigia uma scooter (ou lambreta, como se diz na Itália) na localidade de Trofarello quando foi atingido por um carro Ford Fiesta.
Era presidente e diretor-executivo da famosa empresa criadora do design de carros para Ferrari e Alfa Romeo.
Ele morreu nesta quinta-feira, no choque entre a scooter que pilotava e um carro, nas proximidades de Turim, onde vivia, na Itália
Neto do fundador da Pininfarina, Battista “Pinin” Farina, Andrea ocupava os cargos de presidente e de diretor-executivo da empresa fundada em 1930. O pai dele, o designer Sergio Pininfarina, de 81 anos, foi presidente (1988-1992) da Cofindustria, a confederação italiana de empregadores, e ocupa atualmente o cargo de presidente honorário da empresa.
A Pininfarina SpA criou o desenho de Ferraris históricas como a Dino e a Testarossa, dos carros Alfa Romeo para a Fiat e a linha Focus para a Ford. Em seu site (www.pininfarina.com), a projetista de modelos vangloria-se de sua “Experiência, Criatividade e Inovação”, afirmando ainda ser uma empresa de “arte, design, inovação. Os carros dos reis”.
“A Itália, a cidade de Turim e o grupo Fiat perderam uma figura empresarial que sabia como dar prosseguimento ao trabalho de seu avô Pinin e de seu pai, Sergio”, disse em um comunicado Luca Cordero di Montezemolo, presidente da Fiat e da Ferrari.
Andrea Pininfarina nasceu em Turim, importante centro da indústria automobilística italiana, no dia 26 de julho de 1957, e ingressou no negócio da família em 1983, depois de ter se formado em engenharia mecânica. Ele era casado e tinha três filhos.
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A morte de Andrea gera especulações no mercado sobre a possibilidade de uma tomada de controle da empresa, que está nas mãos da família Pininfarina, detentora de 55% das ações. Nesta quinta-feira, o preço das ações da empresa subiram tanto que a negociação delas foi suspensa na bolsa de Milão.
A família já pretendia diminuir sua participação a 30%, vendendo parte de seus papéis, por uma soma que pode chegar a 100 milhões de euros (US$ 155 milhões), e que seria usado para desenvolver um novo carro elétrico a ser lançado em 2009.
Na lista de possíveis investidores, estão herdeiros da Ferrari e até o industrial indiano Ratan Tata, dono da montadora que leva seu nome e é responsável pelo super-compacto Nano.
A Pininfarina, que tenta cortar custos na atual fase de baixa do mercado automobilístico internacional, selou um acordo na última semana com seu banco credor que a isenta de pagar um empréstimo de US$ 600 milhões enquanto reestrutura suas finanças.
Fonte: UOL Carros (07/08/2008)