Mostra de Genebra ganha importância

O Estado de S.Paulo

O Salão de Genebra (Suíça), assim como o de Detroit, ocorre anualmente e ambos dividem os holofotes do primeiro semestre. Mas com a perspectiva de poucas estréias na mostra americana, a feira suíça, em março, deverá ser a mais interessante dessa parte do ano.

As principais fabricantes européias confirmaram presença no evento. Entre as estréias está o iChange Concept, da Rinspeed, pequena marca local.

O modelo conceitual tem como principal objetivo oferecer flexibilidade. Ele traz apenas um lugar, mas conforme a demanda sua carroceria pode ser esticada. Então, passa a oferecer dois ou três bancos. O motor, elétrico, tem 180 cv, segundo informações da fabricante.

A cada edição do Salão de Genebra, a Rinspeed prepara um protótipo com soluções inusitadas. No deste ano, apresentou o sQuba, capaz de rodar na terra ou sob a água.

PRESTÍGIO

Conhecida pelos melhores relógios e chocolates e por ser um dos maiores centros financeiros do mundo, a Suíça não tem tradição na indústria automobilística. Mesmo assim seu salão se tornou uma alternativa às fabricantes européias para as estréias do primeiro semestre. Atualmente, na Europa, só perde em importância para as mostras de Paris e Frankfurt, que são bienais e se revezam.
Fonte: O Estado de São Paulo