Mudanças na importação de Jaguar e Land Rover

Sob o controle da Ford, uma montadora com fábricas no país, as importações dos automóveis de luxo ingleses Jaguar e Land Rover desfrutam até aqui de facilidades, sobretudo na infra-estrutura portuária. Com a venda das duas marcas para a indiana Tata Motors, até agora sem estrutura comercial no país, a situação muda. Os automóveis Jaguar e Land Rover também chegam ao Brasil pela Bahia e é a Ford que os distribui, por meio da mesma estrutura de logística usada para a comercialização da sua própria marca. Os volumes de venda anuais chegarão este ano a 200 unidade dos modelos Jaguar e mais de 4 mil da marca Land Rover. No caso da Jaguar, uma marca mais sofisticada, existe a possibilidade de antigos importadores assumirem o controle da operação a partir da mudança de dono da marca. As vendas da Jaguar hoje no Brasil são feitas em dois pontos de venda (São Paulo e Rio) que pertencem ao grupo do empresário Sérgio Habib, que preside a marca Citroën e que já foi importador da Jaguar. As vendas da Land Rover são feitas em 27 pontos de venda espalhados em 20 cidades do país. Antes de passar para as mãos da Ford, a marca era importada pela empresa alemã BMW (Marli Olmos, Valor, 28 de março).

Fonte: Automotive Business