Muito espaço para crescer

Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul, tem a convicção de que o mercado brasileiro de veículos ainda tem muito espaço para crescer: “Somos oito habitantes por veículos enquanto que nos Estados Unidos e na Europa a proporção é de quase um para um, e não podemos nos esquecer de que, no ano passado, 70% da população brasileira atingiu as classes A, B e C e que esse crescimento do poder aquisitivo aumenta consideravelmente o potencial do setor”.

Há oito anos a Ford só faz crescer, às vezes acima do mercado. Em 2001 produziu 124 mil unidades, no ano passado 266 mil e nos cinco primeiros meses deste ano já foram 110 mil – 14 mil unidades abaixo do janeiro-dezembro de 2001.

Para manter esse ritmo a Ford acredita no esforço coordenado globalizado, adaptando os produtos às necessidades dos consumidores de cada mercado. De acordo com ele além do Cross Over Edge, que chega no segundo semestre, a empresa fará mais três lançamentos este ano.

Ressoando junto com o mercado Marcos de Oliveira acredita no crescimento da indústria na ordem de duas vezes o PIB para o biênio 2009-2010: “Com a ajuda de alguns ajustes, da redução dos custos de logística, com a manutenção do fator commodities e, com a ajuda do governo, da baixa dos impostos”.

“As projeções traçadas pela indústria no fim do ano passado foram superadas em menos de cinco meses. Estimava-se que a produção nacional cresceria 17,5% com relação a 2007 e hoje a Ford espera crescimento de 24,2%, ou 3 milhões 60 mil veículos fabricados.”
(Raquel Secco)

Fonte: Boletim Autodata