Mustang desbanca Camaro como o esportivo mais rápido do ranking Carsale-Mauá 2018

A Ford superou a Audi que há dois anos vinha liderando o ranking Carsale-Mauá na categoria de carros esportivos mais rápidos. Em 2018, a medalha de ouro vai para o Ford Mustang, que concluiu a prova de aceleração de 0-100 km/h em 4,43 segundos. 

Precursor do segmento de pony cars (esportivos pequenos para o padrão norte-americano da década de 1960), o Mustang é importado de forma oficial para o Brasil desde meados deste ano. Equipado com o motor Coyote 5.0 V8 de 466 cavalos de potência, o esportivo parte de R$ 315.900.

Aceleração 0-100 km/h e retomada 8-120 km/h (gasolina)

Aceleração 0-100 km/h
Retomada 80-120 km/h
1º) Ford Mustang 5.0 GT (AT) 4,43 segundos 1º) Ford Mustang 5.0 GT (AT) 2,69 segundos
2º) Chevrolet Camaro SS (AT) 4,59 segundos 2º) Chevrolet Camaro SS (AT) 2,85 segundos
3º) Jaguar F-Type 2.0 (AT) 6,19 segundos 3º) Golf GTI (AT) 3,78 segundos

Na vice-liderança está o seu principal rival, o Chevrolet Camaro, que por por décimos de segundo ficou para trás. O modelo da marca da gravata dourada levou 4,59 segundos para fazer com que o ponteiro do velocímetro marcasse 100 km/h. 

Lançado no mercado brasileiro em 2010, o Chevrolet Camaro soma mais de 6 mil unidades emplacadas no país. Atualmente está à venda nas configurações cupê (R$ 315.000) e conversível (R$ 350.000), ambas impulsionadas pelo motor V8 6.2L e 461 cv de potência. Vale ressaltar que o primeiro facelift da sexta geração do Camaro está confirmado para estrear no país em fevereiro com o mesmo propulsor e nova caixa de transmissão de dez velocidades no lugar da atual de oito.

Já o inglês Jaguar F-Type garantiu a terceira posição com 6,2 segundos. A versão testada traz sob o capô o motor 2.0 litros quatro cilindros de 300 cv.

Na prova de retomada de 80-120 km/h o Mustang liderou novamente com 2,69 segundo para cumprir a marca, seguido pelo Camaro (2,85 s) e Volkswagen Golf GTI (3,78 s).

No ranking de esportivos mais econômicos, a melhores médias foram do Honda Civic SI 1.5T, que registrou 18,3 km/l na estrada e 12,4 na cidade. O Golf GTI e o F-Type também aparecem entre as três primeiras posições.

Consumo de combustível (gasolina)

Consumo urbano
Consumo rodoviário
1º) Honda Civic Si 1.5T (AT) 12,4 km/l 1º) Honda Civic Si 1.5T (AT) 18,3 km/l
2º) Golf GTI (AT) 10,9 km/l 2º) Golf GTI (AT) 16,1 km/l
3º) Jaguar F-Type 2.0 (AT) 7 km/l 3º) Jaguar F-Type 2.0 (AT) 13,1 km/l

O teste Carsale-Mauá é uma parceria entre o Carsale e o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia). As provas de desempenho são feitas em pista de teste fechada, com piso seco e plano. Cada teste é feito quatro vezes, sendo que os resultados finais são uma média das medições.

Para obter o melhor desempenho, as medições são realizadas com os vidros fechados e o ar-condicionado desligado. Nos teste de consumo, a medição do percurso rodoviário é feita com velocidade constante de 100 km/h. A simulação do consumo na cidade é feita em um percurso urbano padronizado.

Imagens: Divulgação

O post Mustang desbanca Camaro como o esportivo mais rápido do ranking Carsale-Mauá 2018 apareceu primeiro em Carsale.