New Beetle completa 10 anos de produção

Inspirado no clássico da Volkswagen, modelo já tem status de ícone cultural

Pode não parecer, mas a simpática e moderna reedição do Fusca completará neste ano 10 anos de produção. O New Beetle foi apresentado ao público como carro-conceito no Salão de Detroit em 1994. Naquela época, era chamado de “Concept 1” e, quatro anos mais tarde, em 1998, faria sua estréia mundial. Apesar do novo chassi e do motor dianteiro refrigerado a água, ele manteve a clássica curvatura do teto em forma de arco, um dos símbolos do modelo.

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria J.D. Power and Associates, a silhueta do Fusca é considerada uma das características mais reconhecidas em toda a história da indústria automotiva. Na época em que foi lançado, o New Beetle recebeu uma versão conversível equipada com capota em três camadas dotada de vidro traseiro. Nos EUA, as duas versões comercializaram mais de 500 000 unidades no mês passado. Nesses 10 anos, mais de 1 milhão de New Beetle foram produzidos mundialmente.

Em comunicado à imprensa, a VW declara que “na última década, o New Beetle solidificou seu lugar na cultura pop americana ao conquistar consumidores de diferentes idades, nível social, educação e gênero, conectando entusiastas do antigo Fusca a audiências contemporâneas”. No Brasil, a VW também oferece o New Beetle com câmbio manual ou automático por preços que oscilam entre R$ 58 080 e R$ 68 585. Graças à desvalorização do dólar, o modelo teve o preço reduzido, o que colaborou para o aumento das vendas. Em abril, foram comercializados 530 carros e, no acumulado do ano, 1 574 New Beetle passaram a alegrar as ruas brasileiras.

Por César Tizo
Fonte: Terra-Carro Online