Nissan anuncia 3.500 demissões na Espanha, Japão e Estados Unidos

da France Presse, em Tóquio

A montadora japonesa Nissan anunciou nesta sexta-feira que vai suprimir 3.500 empregos em fábricas da Espanha, Japão e Estados Unidos, ao apresentar resultados semestrais inferiores ao previsto.

Parte das demissões já havia sido anunciada, mas de maneira dispersa, pelo grupo durante as últimas semanas.

O vice-presidente do grupo, Joji Tagawa, afirmou em entrevista coletiva que antes do fim do ano serão suprimidos 2.500 postos de trabalho permanentes em Barcelona e nos Estados Unidos, assim como mil empregos temporários no Japão.

A Nissan Motor, terceira maior montadora japonesa, anunciou nesta sexta-feira uma queda de 40,5% no lucro líquido no primeiro semestre de 2008-2009 e informou que o mesmo deve cair ainda mais, a 50%, no conjunto deste período, em conseqüência da crise no mercado americano e da valorização do iene.

A Nissan, que pertence em 44% à francesa Renault, registrou uma redução de 40,5% no lucro líquido anual entre abril e setembro, que foi de 126,3 bilhões de ienes (US$ 1,56 bilhão), informou a empresa em um comunicado.

Além disso, a Nissan prevê que o lucro líquido do exercício 2008/2009 deve cair mais da metade em comparação às previsões do fim de agosto (160 bilhões de ienes, 1,6 bilhão de dólares, ao invés dos 340 bilhões de ienes estimados anteriormente).

Fonte: Folha online