Efe
TÓQUIO – A Nissan suspenderá a produção por pelo menos cinco dias deste mês, durante os quais reduzirá em 20% o salário dos funcionários de suas três fábricas no Japão, informou nesta terça-feira, 17, o jornal Nikkei.
O terceiro maior fabricante de veículos do Japão projeta também estabelecer no ano fiscal 2009, que começa em abril, um programa de repartição de trabalho para manter o número de empregados fixos, reduzir os pagamentos e o número de horas trabalhadas.
Nissan estuda tomar estas medidas para atenuar os efeitos negativos da crise econômica que a obriga a reduzir a produção perante a queda da demanda.
O fabricante japonês, que tem uma aliança com a francesa Renault, já tinha anunciado a suspensão de produção em suas fábricas nacionais entre nove e 13 dias, em fevereiro e março, para fabricar 64.000 unidades a menos do que agora.
A Nissan fechará suas fábricas durante cinco dias este mês, durante os quais reduzirá o salário de seus empregados, e planeja fazer o mesmo no mês que vem, segundo o jornal japonês especializado em informação econômica.
Fonte: O Estado de São Paulo