Nissan comemora 1º trimestre do ano fiscal

 Lucro líquido obtido no período registrou crescimento acima de 35%
REDAÇÃO AB
A Nissan Motor Co. anunciou resultados financeiros positivos para os três primeiros meses do ano fiscal 2015, que começou em 1º de abril. A companhia obteve receita líquida de 2,9 trilhões de ienes US$ 23,9 bilhões, alta de 17,6% sobre o mesmo período do ano fiscal anterior. O lucro operacional foi de 193,7 bilhões de ienes US$ 1,6 bilhão, aumento de 58%. O resultado líquido foi de 152,8 bilhões de ienes US$ 1,3 bilhão, crescimento de 36,3% em relação ao ano fiscal 2014. As vendas unitárias da fabricante subiram 4,4% em um mercado que cresceu 1,5%. A participação se elevou para 5,9%, ante 5,7% do ano anterior. A companhia vendeu 1,29 milhão de veículos durante o período. “A Nissan entregou resultados sólidos principalmente pela forte demanda por nossos produtos na América do Norte e na Europa”, afirma o CEO e presidente mundial da Nissan, Carlos Ghosn. “Isso se deve ao lançamento de produtos, aos benefícios da sinergia com a Aliança Renault-Nissan e à disciplina nos gastos”, diz Ghosn, certo de que entregará os resultados esperados até o fim do ano. ¹ Baseado nas taxas médias de câmbio da moeda japonesa JPY 121,4/USD e JPY 134,2/EURNo período, a Nissan lançou o Maxima reestilizado nos Estados Unidos e expandiu os mercados da picape NP300 Frontier para a América Latina e Caribe. O utilitário esportivo Murano recebeu do instituto norte-americano IIHS o prêmio Top Safety Pick Plus, de veículo mais seguro do segmento, e o Sentra foi escolhido o carro do ano em qualidade por J.D. Power e IQS. A Infiniti alcançou a quinta posição no ranking de qualidade J.D. Power IQS, sendo reconhecida como a marca que mais cresceu entre todas as analisadas. Todos os Infiniti ficaram acima da média nos respectivos segmentos e os utilitários esportivos QX70 e QX80 obtiveram o primeiro lugar em seus segmentos. A Nissan ainda se beneficia da demanda por Qashqai, Rogue e X-Trail, três modelos produzidos sobre a plataforma Common Module Family, desenvolvida em conjunto com a Renault. A Nissan terminou o primeiro trimestre do ano fiscal 2015 como a marca asiática mais vendida na Europa. E manteve a liderança entre os veículos de emissão zero. As vendas totais do Nissan Leaf passaram de 180 mil unidades e a companhia continua a expandir a presença dos elétricos comerciais com o e-NV200. Em uma base pro forma de gestão, que inclui a consolidação proporcional dos resultados da operação de joint venture da Nissan na China, a receita líquida do primeiro trimestre do ano fiscal 2015 aumentou para 3,12 trilhões de ienes US$ 25,7 bilhões, 16% superior ao ano anterior. O lucro operacional foi 41% superior em relação ao mesmo período do ano passado, para 219,7 bilhões de ienes US$ 1,83 bilhão, resultando em uma margem operacional de 7%.PERSPECTIVA PARA O ANO FISCAL 2015Com os próximos lançamentos previstos, como a picape Titan nos Estados Unidos e o sedã Lannia na China, a Nissan confirma a perspectiva de vender 5,55 milhões de unidades neste ano fiscal, um crescimento de 4,4% que equivale a uma participação de 6,5% no mercado global.A montadora também manteve as previsões financeiras na Bolsa de Tóquio, feitas em maio de 2015. Calculadas pelo método de equivalência patrimonial para o ano fiscal que termina em 31 de março de 2016, as previsões estão no quadro a seguir.
Fonte: Automotive Business