Nissan é a que mais cresce em valor de marca entre as automotivas

 Toyota continua como a mais valiosa do setor automotivo, aponta Interbrand
REDAÇÃO AB

A Nissan é a empresa automotiva com o maior crescimento em valor de marca de acordo com a edição 2015 do Best Global Brands Study, divulgado no domingo, 4, pela Interbrand, líder global em consultoria de marca. Entre as 15 empresas do setor automotivo que aparecem no estudo, o valor da Nissan foi estimado em US$ 9 bilhões, aumento de 19% com relação ao último ano, quando o valor estimado foi de U$ 7,6 bilhões, fazendo a montadora subir da 56ª para a 49ª posição no ranking geral das 100 maiores marcas globais. Desde sua primeira aparição na lista, em 2011, a montadora subiu 41 posições.“O rápido crescimento da Nissan em apenas cinco anos, da posição 90 para a 49, mostra que estamos atuando de forma correta, nos engajando com os consumidores enquanto nos mantemos sempre autênticos”, declarou Roel de Vries, vice-presidente mundial corporativo e chefe global de marketing e estratégia de marca da Nissan. “Fazer crescer uma marca global que investe no excitement e é inovadora é parte integral do sucesso da nossa companhia”, acrescenta Vries.No Top 100 da Interbrand, 15 marcas são diretamente ligadas ao setor automotivo em ordem de aparição: Toyota, BMW, Mercedes-Benz, Honda, Volkswagen, Ford, Hyundai, Audi, Nissan, Porsche, Kia, Harley-Davidson, Chevrolet, Land Rover e a Mini, do Grupo BMW, que aparece na lista pela primeira vez. Além dessas, o estudo elenca a Caterpillar, fabricante de máquinas e equipamentos de construção, na 72ª posição, e a John Deere, do segmento de máquinas agrícolas, na 83ª colocação do ranking geral.Considerando apenas as empresas automotivas, a Toyota continua como a marca mais valiosa, com crescimento de 16% sobre o valor estimado no ano passado, para US$ 49 bilhões. A montadora subiu duas posições e atualmente ocupa a sexta colocação do ranking geral, que continua liderado por empresas do setor de tecnologia, na sua maioria: Apple US$ 170,2 bilhões e Google US$ 120,3 bilhões, pelo terceiro ano consecutivo nos 1º e 2º lugares, respectivamente, seguidos por Coca-Cola US$ 78,4 bilhões, Microsoft US$ 67,6 bilhões e IBM US$ 65 bilhões.Entre as automotivas, a Volkswagen foi a única a registrar queda no valor estimado da marca, de 9%, segundo o estudo da Interbrand, de US$ 13,7 bilhões para US$ 12,5 bilhões. Confira abaixo o valor e a posição de cada marca automotiva no ranking Best Global Brands Study 2015:
Fonte: Automotive Business