Nissan Leaf poderá abastecer casa quando faltar energia


Faltou luz? É só plugar o Leaf na rede doméstica

A Nissan está desenvolvendo um sistema que permitirá que os proprietários de seu modelo elétrico Leaf utilizem a bateria do carro para abastecer suas casas de eletricidade em blackouts, como os ocorridos após o terremoto que atingiu o Japão em março deste ano.
A bateria do Leaf pode armazenar 24 kWh, o suficiente para o consumo médio de uma residência americana – possivelmente a que mais gasta eletricidade no mundo – em um dia.

O projeto de abastecimento doméstico da Nissan não deverá exigir mudanças no carro. Ele poderá usar como ligação com a rede doméstica o próprio carregador rápido já vendido no Japão, que é capaz de recarregar 80% da bateria do carro em meia hora.

Em locais onde o abastecimento elétrico é sujeito a interrupções, como a que ocorreu em várias regiões de São Paulo, na semana passada, um sistema de backup como o proposto pela Nissan pode ser bastante útil.

Até agora, a Nissan vendeu 7.600 Leafs em todo o mundo, um número bastante pequeno. Mais de dois mil estão nos Estados Unidos. A produção do carro foi prejudicada pelo terremoto, que também provocou atraso no começo da fabricação nos EUA, que só deve começar no final do ano que vem.

A Nissan espera fabricar anualmente até 50 mil unidades do Leaf no Japão, a partir do ano que vem.

JM

Fonte: Auto Estrada