A Nissan pode começar a vender carros elétricos nos Estados Unidos já no ano que vem. A marca japonesa, associada à francesa Renault, havia anunciado que começaria a vender veículos movidos a eletricidade para frotistas em 2010, com as vendas para os consumidores particulares iniciando em 2012, mas pode antecipar o segundo passo de sua estratégia.
Os carros que a Nissan pretende oferecer são alimentados por baterias de íon-lítio desenvolvidas em pareceria com a fabricante de telefones celulares NEC. A Nissan quer montar uma fábrica dessas baterias nos Estados Unidos.
Segundo um portavoz da empresa, o início das vendas de veículos elétricos teria início em cidades onde for instalada uma estrutura pública para recarga de baterias nos estacionamentos. Uma das pioneiras poderá ser San Diego, na Califórnia, onde a Nissan firmou acordo com a distribuidora local de energia elétrica para a implantação de postos de recarga. O mesmo ocorre na cidade de Tucson, no Arizona e Sonoma, também na Califórnia, além de regiões dos estados de Oregon e Tenessee.
JM
Fonte: Auto Estrada