Nissan: produção zero no Brasil.

A fábrica que a Nissan e a Renault possuem em conjunto em São José dos Pinhais, PR, não produziu nenhuma unidade da marca japonesa no mês de junho, de acordo com os dados da Anfavea. A montadora produz no local os modelos Xterra e Frontier. No ano passado 9 mil 111 unidades dos dois veículos foram fabricadas. Procurada para explicar o motivo da produção zero, a Nissan não respondeu à solicitação até o início da noite de quarta-feira, 30.

Ao analisar os números nota-se que o volume de produção vem despencando desde março, quando a média de unidades produzidas caiu de cerca de 700 nos dois primeiros meses para 337. Em abril saíram das linhas de montagem 171 veículos, enquanto em maio apenas trinta unidades.

Com isso a produção de 5 mil 265 unidades registrada no primeiro semestre do ano passado caiu mais do que a metade, chegando a 1 mil 956 veículos no mesmo período de 2008.

As vendas, entretanto, quase dobraram na comparação com os semestres. Em 2007 foram 3 mil 570 unidades e neste ano acumulou 8 mil 712. O Sentra e o Tiida, dois modelos importados, puxaram o aumento apurado pela Nissan nos seis primeiros meses de 2008.
(André Barros)

Fonte: Boletim Autodata