No vermelho, Chrysler vai parar por duas semanas

Da Reuters, em Detroit (EUA)

A montadora norte-americana Chrysler informou nesta quinta-feira (13) que planeja interromper todas as suas atividades, com exceção das essenciais, em todo o mundo por duas semanas no mês de julho, como forma de reduzir custos e preservar caixa.

A companhia, hoje num processo de reestruturação que inclui a desativação de algumas linhas de produtos e a oferta de aposentadoria antecipada a 44 mil funcionários dos Estados Unidos que trabalham por hora, divulgou prejuízo de US$ 1,6 bilhão em 2007.

A empresa acelerou o processo desde que o fundo Cerberus Capital Management LP comprou 80% do capital que estava nas mãos da Daimler AG. A decisão de paralisar as atividades em todo o mundo nas semanas de 7 e 14 de julho foi anunciada aos empregados por meio de um correio eletrônico do presidente-executivo, Bob Nardelli. Segundo ele, a medida é necessária para que a montadora crie “eficiência em todas as linhas de organização e melhore sua produtividade”.

O mercado automotivo dos Estados Unidos caiu mais do que previam os analistas no último verão, quando o Cerberus completou a aquisição de uma participação majoritária na Chrysler. As vendas da empresa caíram cerca de 13% no primeiro bimestre do ano.

A porta-voz da empresa, Mary Beth Halprin, disse que, durante a paralisação, a empresa manterá pessoal em algumas áreas, para apoiar a rede de concessionárias.
Fonte: Uol Carros (13/03/2008)