Audi RS Q5 está sendo considerado pela marca de luxo alemã

Fonte: Carsales

Lançado em 2008, o Audi Q5 viu seu irmão menor Q3 receber a versão de performance RS, mas nunca teve a chance de experimentar a força máxima entregue pela linha famosa.

O Q5 foi no máximo ao SQ5 e ficou por aí. Agora, informações dizem que a Audi está considerando de fato o lançamento de um RS Q5. Michael Crusius, da divisão de SUVs da Audi, disse em entrevista ao site Carsales:

“Continua emocionante de ver, mas este é um tópico que não podemos aprofundar”, em resposta ao questionamento sobre um possível RS Q5. O porta-voz da Audi ainda reiterou que a questão era “uma das poucas perguntas que não poderemos responder hoje”.

Para bom entendedor, a negativa de respostas simples como essa, indicam que a Audi está trabalhando em algo nesse sentido. Crusius chegou a dizer que a marca não responde sobre especulações ou possíveis futuros produtos, novamente não confirmando, mas também não negando a ideia.

Audi RS Q5 está sendo considerado pela marca de luxo alemã

Um RS Q5 seria a resposta adequada da Audi para o BMW X3 M e o Mercedes-AMG GLC 63, mas isso pode vir ainda dobrado com a chegada do Audi Q5 Sportback, que já roda camuflado na Europa.

Assim, a Audi iria de encontro aos BMW X4 M e Mercedes-AMG GLC 63 Coupé, deixando a briga do trio de performance das marcas alemã bem equilibrado.

Para mover um RS Q5, seja normal ou Sportback, a Audi deve valer-se do V6 2.9 TFSI de origem Porsche, que entrega 450 cavalos. Com transmissão automática de oito marchas e tração nas quatro rodas, pode fazer um tempo de 0 a 100 km/h em torno de 4 segundos.

Atualmente, o SQ5 – que tem motor V6 3.0 TFSI de 354 cavalos – faz o mesmo em 4,7 segundos, estando assim bem distante de uma futura proposta RS para o SUV médio fabricado em San José Chiapa, no México, que recentemente recebeu atualização visual.