BMW recua e deixa de cobrar anuidade do Apple CarPlay

BMW recua e deixa de cobrar anuidade do Apple CarPlay

Fonte / Notícias Automotivas

Depois de toda polêmica, a BMW desistiu de cobrar a anuidade para ativar o Apple CarPlay em seus veículos. Anteriormente, a fabricante premium pegou todo mundo de surpresa ao anunciar que cobraria US$ 80 (R$ 335) pela liberação do sistema de informação e entretenimento.

Obviamente que a notícia desagradou aos clientes, uma vez que nem a Apple cobra pelo uso da plataforma. Questionada, a BMW disse que o sistema da Apple é complexo, já que para funcionar sem fio é necessário um hardware específico. A montadora ainda se defendeu alegando que isso altera os custos.

A Apple, porém, informa que não realiza a cobrança para as fabricantes terem acesso ao sistema do CarPlay. Entretanto, para integrá-lo à tela do carro, pode haver outros investimentos financeiros. Boa parte das montadoras já considera esse custo extra no valor do carro ou oferece como item opcional. No caso, a BMW foi a única a trabalhar com sistema de anuidade.

BMW recua e deixa de cobrar anuidade do Apple CarPlay

A boa notícia é que a anuidade deixou de existir. Apesar disso, o cliente que já pagou pelo acesso não será reembolsado. A BMW simplesmente deixará o Apple CarPlay funcionando sem restrições. A mudando se aplica aos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, e deve ser aplicada em outros países também.

Além da BMW, o Apple CarPlay opera em outras montadoras: Mercedes-Benz, Peugeot, Porsche, Toyota, Subaru, Volvo, Volkswagen, Nissan, Jeep, Ferrari, Fiat, Audi e outras.

O sistema de informação e entretenimento da Apple foi desenvolvido para integrar o celular com à central multimídia. Nele, o usuário pode conversar com a Siri (assistente virtual) e controlar informações por botões, touchpad ou pela tela sensível ao toque.

Vale lembrar que a montadora de luxo não trabalha com o sistema do Google (Android Auto). A alegação é que muitos de seus clientes utilizam sistema operacional iOS, da Apple. Ainda assim, a BMW estuda incluir o serviço do Google em seus automóveis, informa o portal CarAdvice.

© Noticias Automotivas. A notícia BMW recua e deixa de cobrar anuidade do Apple CarPlay é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.