Citroën ë-C4: hatch médio parisiense volta como elétrico no dia 30

Citroën ë-C4: hatch médio parisiense volta como elétrico no dia 30

Fonte / Notícias Automotivas

A Citroën confirmou o lançamento da nova geração do C4, que volta como um carro elétrico ao mercado europeu. Batizado de ë-C4, ele utiliza um trema sobre o “e”, assim como na van elétrica ë-Jumpy.

Com chegada marcada para o dia 30 de junho, o Citroën ë-C4 traz de volta o hatch médio parisiense, que foi vendido no Brasil durante alguns anos, sendo importado da Argentina.

A designação “World Premiere” num vídeo promocional divulgado nas redes sociais, indica que o Citroën ë-C4 deverá ser vendido fora da Europa também, sendo mais provável sua chegada ao mercado chinês.

No caso da América do Sul, o Citroën ë-C4 não deve aparecer por aqui, visto que seu segmento praticamente morreu, exceto se ele for apresentado como um crossover. Nesse caso, a e-CMP seria produzida em El Palomar ou Porto Real, uma vez que o Peugeot e-208 anda rodando em testes por aqui.

Citroën ë-C4: hatch médio parisiense volta como elétrico no dia 30

Interessante é que no projeto da e-CMP, existe a indicação de um hatch médio sobre a plataforma compacta, como pode ser visto na imagem acima, tendo no máximo 4,26 m de comprimento e 2,65 m de entre eixos.

No portfólio francês da PSA, um hatch médio eletrificado entre o e-208 e o futuro e-308 seria interessante, uma vez que este último usará a e-EMP2 e será bem mais sofisticado.

A Citroën poderia converter o ë-C4 em um crossover e flagrantes indicam revelam um carro com formas adequadas para isso. Como visto na ilustração oficial da PSA, existe um terceiro segmento para a CMP e este é o de utilitários esportivos.

Citroën ë-C4: hatch médio parisiense volta como elétrico no dia 30

Para não atrapalhar a vida do C4 Cactus e nem do C3 Aircross (na Europa), o Citroën ë-C4 teria de atingir o limite pretendido no projeto, que é de 4,37 m de comprimento e 2,65 m de entre eixos, ficando acima do Peugeot e-2008.

Um Citroën ë-C4 hatch não excluiria um crossover com essas medidas também, um ë-C5 em potencial. Fontes francesas falam que o modelo será mesmo um hatch e com porte entre 4,30 e 4,40 m, com o entre-eixos máximo.

Além disso, o ë-C4 não estará sozinho, visto que versões a gasolina (Puretech) e diesel (BlueHDi) também chegarão mais adiante. Seja como for, a Citroën finalmente entrará no jogo da eletrificação da PSA, já que até a Opel lhe passou a frente nisso.