Ducati Multistrada V4 é a primeira moto com ACC e alerta de colisão

Ducati Multistrada V4 é a primeira moto com ACC e alerta de colisão

A tecnologia em segurança para as motos, está chegando ao nível dos automóveis. Se pensarmos que modelos como a Honda GL1800 Goldwing são quase como um carro sobre duas rodas, então podemos concluir que a Ducati Multistrada V4 2021 também vai pelo mesmo caminho.

A adventure touring da marca italiana chega com dois importantes recursos de segurança que, por exemplo, não estão presentes nem na touring japonesa e muito menos em sua rival alemã, a BMW R1250 RT.

Com produção já iniciada, a Ducati Multistrada V4 estreia como a primeira moto do mundo com ACC, sigla em inglês para controle de cruzeiro adaptativo. Ou seja, ela não só controla a aceleração, mas também detecta veículos à frente e freia, ajustando a velocidade de acordo com o tráfego.

Ducati Multistrada V4 é a primeira moto com ACC e alerta de colisão

Utilizando um radar de longo alcance, a Multistrada V4 permite que o piloto fique mais confortável ao ajustar distância e velocidade de acordo com sua preferência entre 30 km/h e 160 km/h. Ainda assim, de acordo com a Ducati, a ação responsiva do sistema à aceleração e desaceleração será reduzida para dar ao piloto maior controle sobre a moto.

Além do ACC, a Ducati Multistrada V4 tem ainda um alerta de colisão, mas traseiro. Trata-se de um segundo radar que monitora o movimento de veículo no ponto cego do piloto, alertando-o de aproximação exagerada de um carro na traseira, permitindo assim uma reação mais enérgica para evitar o pior.

Ducati Multistrada V4 é a primeira moto com ACC e alerta de colisão

Inclusive, essa semana a Interpol emitiu um alerta de captura para um dos herdeiros da Red Bull, que matou um policial em 2012, numa colisão traseira entre sua Ferrari e a motocicleta da vítima.

Obviamente que, dada as circunstâncias, nem sempre o piloto conseguirá escapar mesmo com um alerta como esse da Ducati Multistrada V4. De qualquer forma, todo alerta é bem-vindo nessas horas. Sobre o “V4”, sugere-se ser o motor da Panigali com seus 1.103 cm3, porém, aumentado para 1.160 cm3 e com algo em torno de 170 cavalos.

© Noticias Automotivas. A notícia Ducati Multistrada V4 é a primeira moto com ACC e alerta de colisão é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.