Empresa argentina desenvolve veículo elétrico rural para o Brasil

Empresa argentina desenvolve veículo elétrico rural para o Brasil

Fonte/ Autoblog /ABC do ABC e Noticias Automotivas.

Uma empresa argentina está desenvolvendo um veículo elétrico para uso rural no Brasil. A Amperion Motors tem emm seu portfólio, uma pequena picape elétrica chamada Rastrojero, mas uma versão desse produto deve chegar ao país até 2026.

Trata-se do Projeto Tapir (Anta), um pequeno veículo elétrico do tamanho de um ATV para uso agrícola e também para turismo ecológico, onde geralmente se empregam carros de transporte sem emissão de CO2.

A Amperion Motors foi contatada por um grupo brasileiro, não revelado pela empresa. No Brasil, a empresa tem acordo com a Ibrave (Indústria Brasileira de Veículos Elétricos), que fica sediada em Goiás.

Empresa argentina desenvolve veículo elétrico rural para o Brasil

Este companhia já divulgou na imprensa que o projeto do Rastrojero será feito no Brasil até 2025. A diferença entre os dois projetos é que o Tapir é bem menor, podendo operar facilmente em locais restritos.

Já o Rastrojero (foto abaixo) é uma picape compacta de 4,64 m de comprimento, 2,00 m de largura, 1,87 m de largura e três opções de entre eixos, que pode levar até 1,3 tonelada de carga e rebocar até 4 toneladas.

Empresa argentina desenvolve veículo elétrico rural para o Brasil

Esse negócio deve ficar em R$ 500 milhões, mas o Tapir ainda não teve valores divulgados. Por ser um veículo mais simples, o tempo de desenvolvimento é menor, uma vez que a legislação brasileira não exige airbags ou ABS para esse modelo de aplicação.

Já o Rastrojero necessitaria de mais tempo de desenvolvimento por ser mais difícil de homologar no curto prazo. Então, o Tapir surge para uma necessidade mais imediata, algo em torno de três anos, como querem os investidores brasileiros.

Empresa argentina desenvolve veículo elétrico rural para o Brasil

O projeto da Amperion Motors é totalmente feito na Argentina e prevê um veículo com motor elétrico de 10,2 cavalos e um bom torque, distribuído para as quatro rodas.

O Tapir terá versões Heavy Duty e Rental, tendo ainda uma interface conectada com nuvem de dados. Essa iniciativa argentina não é a primeira envolvendo carros elétricos no Brasil. A Sero Electric tem intenção de produzir carros urbanos por aqui também.