EUA: Montadoras querem incentivos para compra de carros após Covid-19

EUA: Montadoras querem incentivos para compra de carros após Covid-19

Fonte/ Ford Authority e  Notícias Automotivas.

As montadoras de automóveis, concessionários e todo o setor automotivo americano, esperam de Washington um programa de incentivos fiscais para compra de carros após a pandemia de Covid-19 que, no momento, está impactando muito os EUA.

Com queda das ações e também nas vendas, os fabricantes de automóveis estão vendo suas fábricas paradas e a incerteza de não saber exatamente quando a pandemia irá de fato acabar, visto que mesmo com um retorno à produção, as vendas podem continuar em declínio se os clientes ainda sentirem insegurança diante da contaminação.

De qualquer forma, para quando a situação melhorar, a Ford propõe que o programa “Cash for Clunkers” retorne ao mercado americano para impulsionar as vendas novamente. Instituído em 2009, diante da crise econômica mundial, o incentivo fiscal proposto pelo governo Obama ajudou na recuperação dos emplacamentos no país.

EUA: Montadoras querem incentivos para compra de carros após Covid-19

Oficialmente conhecido como Cars Allowance Rebate System, o programa pode ser uma ferramenta importante para o retorno da economia dos EUA. Congresso e Casa Branca já entendem que sem incentivos fiscais, não será possível uma rápida recuperação econômica.

Por ora, o que se vê são as vendas em queda no país. A Auto Nation, maior rede de concessionárias dos EUA, com milhares de lojas, as vendas caíram 50%. A empresa já deu licença remunerada para 7 mil funcionários e cortou em 50% o salário dos executivos, incluindo o CEO.

Na época da crise de 2009, o chefe do programa federal era Ray LaHood, que agora disse: “Foi uma tábua de salvação para os revendedores de automóveis cujos show rooms pareciam bastante sombrios sem clientes, e acho que se você falar com alguém da indústria automobilística, foi o começo da tábua de salvação para a indústria automobilística do governo Obama”.

Sobre a possibilidade de um programa diferente do Cash for Clunkers, LaHood afirmou: “Se eles podem modelar algo diferente para se adequar à situação atual, sou a favor.”