Fiat Chrysler desiste de fusão com Renault

Fiat Chrysler desiste de fusão com Renault

A Fiat Chrysler desistiu de fusão com Renault. Pelo menos seu plano de união com o fabricante francês foi por água abaixo por conta de uma indecisão da montadora em relação ao negócio, orçado em US$ 35 bilhões, de acordo com Bloomberg e Wall Street Journal.

A negociação teria sido frustrada por conta de dois membros do conselho de administração da Renault, que são representantes da Nissan. Eles estariam se recusando a votar em favor da fusão com a FCA, o que fez com que os representantes do estado francês no conselho, adiassem sua votação, pedido que foi aceito pelo grupo.

A reunião do conselho da Renault durou até tarde da noite desta terça (4) e sem chegar a um acordo. A montadora francesa emitiu uma nota dizendo que era “incapaz de tomar uma decisão devido ao pedido expresso pelos representantes do Estado francês para adiar a votação para um Conselho posterior”.

Fiat Chrysler desiste de fusão com Renault

A questão toda envolveu tempo. Segundo se conta, a Nissan foi avisada da proposta de US$ 35 bilhões da FCA, já melhorada em relação à proposta inicial, pouco antes da reunião e os dirigentes estavam indecisos sobre o negócio.

Como o estado da França não apoiará qualquer fusão da Renault sem aprovação da japonesa, visto que deseja manter a aliança, declinou de votar agora, o que não agradou a Fiat Chrysler.

Bruno Le Maire, ministro das Finanças da França, disse na TV: “Devemos ter o nosso tempo para garantir que as coisas sejam bem feitas”. Com esse adiamento aceito pela Renault, a FCA retirou sua oferta e saiu da mesa de negociação, colocando um fim na proposta de fusão que criaria a maior montadora de veículos do mundo.

Se tivesse sido aprovada, a união geraria uma empresa com volume anual de 15,6 milhões de unidades produzidas, bem mais que os 10,8 milhões da Volkswagen, que atualmente é a maior do setor.

[Fonte: Autoblog]

 

© Noticias Automotivas. A notícia Fiat Chrysler desiste de fusão com Renault é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.