Fiat Chrysler: Dodge Grand Caravan e Journey com os dias contados

Fiat Chrysler: Dodge Grand Caravan e Journey com os dias contados

Fonte /  Noticias Automotivas.

A Fiat Chrysler anunciou nos EUA que os modelos Dodge Grand Caravan e Journey finalmente encontrarão seu fim após o ano/modelo 2020. Essa dupla sai para que a marca do carneiro montês siga para onde já deveria ter ido, ou seja, o caminho de performance.

A Dodge – que já foi popular no Brasil nos anos 70 – vai focar nos carros de alto desempenho no mercado americano, onde não há espaço para minivan e crossover médio. O Durango, por exemplo, deverá ser direcionado para as versões V8, assim como Challenger e Charger.

Lançada em 1984, a Grand Caravan foi um dos três modelos da Chrysler que revolucionaram o mercado americano nos anos 80 e vinha seguindo firma nos últimos anos, tendo gerado inclusive um modelo da Volkswagen.

Mesmo em um segmento que ainda resiste aos crossovers e SUVs, bem como tendo batido o recorde histórico de vendas em 2019, com 123 mil unidades, a Grand Caravan sai (estranhamente) de cena com queixo erguido.

Como a FCA decidiu pela mudança de direção da Dodge, ela teve que morrer. Outro ponto é que a geração em vigor existe desde 2008.

No portfólio, a empresa tem ainda a Chrysler Pacifica e a Voyager como representantes nesse segmento, mantendo ainda alguma resistência diante das rivais asiáticas, como Honda Odyssey, Kia Carnival e Toyota Sienna, por exemplo.

Fiat Chrysler: Dodge Grand Caravan e Journey com os dias contados

Já o Dodge Journey era esperado também. Lançado no mesmo ano em que a atual Grand Caravan, o crossover de sete lugares ficou perdido nas mudanças de rumo da FCA e não tinha mesmo um horizonte adiante.

Produzido sempre em Toluca, México, o crossover da Dodge vendeu 74.686 unidades em 2019, mas mesmo esse volume, não salva o produto no portfólio da marca, visto que as vendas na América Latina não sustentariam sua produção.

Dessa forma, perderemos aqui esse modelo e a própria Dodge, assim como a Chrysler. No primeiro caso, a FCA já deveria ter adicionado os modelos Charger e Challenger no mercado nacional, mas retirou até mesmo o Durango. Aqui, apenas Jeep e RAM têm futuro.