Fiat: Investimento de € 5 bilhões pode garantir retorno do Punto

Fiat: Investimento de € 5 bilhões pode garantir retorno do Punto

Tal como a GM em São José dos Campos, não se esperava da Fiat Chrysler um aporte extra na operação da Fiat na Itália. Considerada de elevado custo para o grupo, a casa da marca principal do país é menos eficiente que outras regiões, mas é aquilo, é de onde tudo começou…

Os € 5 bilhões serão aplicados no portfólio da Fiat na Itália e isso significa alguns projetos interessantes para que a marca local continue em evidência dentro do grupo, apesar do foco maior em Jeep e Alfa Romeo. Entre as novidades, a que interessa nesse caso e a possível volta do Punto.

O hatch compacto da Fiat durou mais do que deveria (tanto lá quanto aqui) e ficou sem sucessor por lá (aqui é Argo assumiu parte da tarefa). Feito sobre uma plataforma que surgiu do acordo com a GM, o que originou também o atual Opel Corsa, o modelo se desgastou e acabou morrendo.

Fiat: Investimento de € 5 bilhões pode garantir retorno do Punto

No entanto, em sua reorganização, a Fiat Europa deixou uma lacuna, exatamente um carro no porte do Punto. O conceito Centoventi é um vislumbre de um futuro Panda, talvez elétrico e mais próximo de um crossover, assim como o Novo 500, que terá uma versão elétrica feita em Mirafiori.

No caso do Tipo, feito na Turquia, o hatch deverá passar por um facelift em 2020 e, provavelmente, será melhorado para atuar de forma mais consistente no segmento médio. Ou seja, deixará de ser pobre como agora, passando a ter um nível de qualidade e acabamento superior. O Skoda Scala manda lembranças nesse aspecto.

Fiat: Investimento de € 5 bilhões pode garantir retorno do Punto

Assim, o buraco deixado pelo Punto precisará ser preenchido por um hatch pouco maior que 4 m. A Fiat não tem mais a Índia como alvo, então não precisa limitar o tamanho em 3,99 m, como no Argo. Não que este tivesse o mercado indiano como missão secundária.

Fala-se muito no Fiat 500 Giardiniera, mas um carro funcional e sem proposta retrô parece mais adequado para enfrentar VW Polo, Peugeot 208, Renault Clio e outros renovados recentemente.

A plataforma poderá ser a mesma do futuro SUV compacto da Fiat, que terá entre 4,10 e 4,15 m de comprimento, exatamente para pegar o VW T-Cross europeu e outros do tipo. A plataforma será a mesma do Fiat 500 de nova geração, segundo rumores. Viria? Podemos esquecer essa ideia desde já.

[Fonte: Motori]

 

© Noticias Automotivas. A notícia Fiat: Investimento de € 5 bilhões pode garantir retorno do Punto é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.