FNM retornará após 42 anos com caminhões elétricos feitos no RS

FNM retornará após 42 anos com caminhões elétricos feitos no RS

 

Fonte /  Noticias Automotivas.

FNM. Para quem atua no segmento de transportes ou tem certa idade, a sigla da Fábrica Nacional de Motores é uma lembrança saudosa dos caminhões de origem Alfa Romeo que tomaram conta das estradas brasileiras desde os anos 60.

Embora fizesse automóveis também, a FNM tinha uma boa presença no mercado de caminhões e agora está de volta, sob uma nova forma. A sigla não mudou, mas o “M” agora significa “Mobilidades” e os veículos não serão movidos por diesel, mas totalmente elétricos.

O projeto da nova FNM surge em Caixas do Sul-RS, onde os empresários José Antonio e Alberto Martins, filhos de um importante acionista da Marcopolo, lideram os trabalhos para produção de caminhões elétricos da marca renascida na região.

FNM retornará após 42 anos com caminhões elétricos feitos no RS

A FNM produzirá caminhões em parceria com a Agrale, utilizando parte de sua fábrica para a montagem final dos caminhões. Eles terão componentes fabricados pela montadora gaúcha, porém, com baterias, motor elétrico e gerenciamento eletrônico importados dos EUA.

A linha de caminhões elétricos terá de 13 a 18 toneladas de PBT, mas com design influenciado pelo clássico veículo da antiga FNM. Eles são os modelos FNM 832 e FNM 833, respectivamente. Com 355 cavalos, eles terão autonomia de 130 km, o que ainda é baixa em relação aos veículos da BYD, por exemplo, que têm em média 200 km.

De qualquer forma, os novos caminhões da FNM serão construídos com peças e componentes feitos de compósitos e nióbio. Tecnológicos, os 832 e 833 terão sensores e câmeras para auxílio ao condutor, inclusive com alerta de mudança de faixa e aviso de movimentação frontal.

No mercado nacional, a FNM – que chega com logotipo adquirido da antiga empresa e já registrado no INPI – será feita sem concessionários, sendo vendidos diretamente aos operadores e com assistência técnica localizada nos clientes.

FNM retornará após 42 anos com caminhões elétricos feitos no RS

Sabe-se que entre os sócios, há uma grande empresa que encomendou 7 mil caminhões, sendo 4 mil para distribuição no Brasil e 3 mil no México. Ou seja, a FNM restaurada atingirá também o mercado internacional.

Além da produção de caminhões elétricos, a nova FNM também converterá caminhões a diesel em elétricos, num programa chamado RePower. A empresa pretende ainda produzir ônibus elétricos e a produção dos modelos 832 e 833 começará em novembro.

FNM

FNM retornará após 42 anos com caminhões elétricos feitos no RS

Em 1942, a Fábrica Nacional de Motores foi fundada em Duque de Caxias-RJ, fabricando motores aeronáuticos. A partir de 1949, começou a produzir caminhões em parceria com a Isotta Fraschini.

Contudo, em 1951, iniciou sua atuação com a Alfa Romeo, que durou até 1977, quando a operação foi vendida para a Fiat. Logo depois, a FNM foi encerrada, com os caminhões da marca italiana seguindo até 1985.