Ford Ka 2009: preço, versões, equipamento, motor, consumo, manutenção

Ford Ka 2009: preço, versões, equipamento, motor, consumo, manutenção

Se você está buscando por um carro usado de dimensões compactas e a um preço acessível, o Ford Ka 2009 pode ser uma boa opção. Este modelo foi a segunda linha da segunda geração do Ka, lançada em 2007, e hoje é uma das opções para quem deseja um automóvel para uso na cidade.

Com preços na faixa dos R$ 15 mil, o Ka 2009 usado pode ser encontrado em configurações equipadas com vidros elétricos, travas elétricas, ar-condicionado e direção hidráulica.

Além disso, ele era um dos únicos da categoria que contava com a opção do motor 1.6 flex, além do tradicional 1.0 flex.

Abaixo, você pode conferir todos os principais detalhes do Ford Ka:

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Ford Ka 2009 – novidades

A linha 2009 do Ford Ka foi anunciada pelo fabricante em agosto de 2008. O hatch popular passou a contar com a opção do novo sistema de som “My Connection”, que se diferenciava por funções como entrada USB, entrada para iPod, conexão Bluetooth, tocador de CD com 16 MB que permite a reprodução de músicas sem interrupções, mesmo em estradas irregulares.

O equipamento contempla ainda quatro alto-falantes com 25 watts de potência RMS.

Na linha Ka 2009, o novo sistema de som era ofertado como item de série no Ford Ka Tecno, que era outra novidade da marca para a nova gama. O Ka Tecno 2009 foi anunciado com preço de R$ 33.290 na versão 1.0 e R$ 35.790 na 1.6.

Esta nova versão saía de fábrica ainda com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, calotas com desenho exclusivo aro 14 polegadas e painel personalizado.

De acordo com a Ford no anunciado emitido na ocasião, o então novo Ford Ka Tecno tinha como foco um público formado por jovens e universitários. Em comparação com os modelos convencionais, o Ka era R$ 1.500 mais caro no modelo 1.0 e R$ 1.400 a mais no 1.6.

O sistema My Connection foi ofertado somente em algumas versões mais caras do Ford Ka. Já no Ford EcoSport 2009, por exemplo, ele estava presente em 90% das versões. Outros modelos como Fiesta, Ranger e F-250 também receberam o recurso.

De resto, o Ka seguiu sendo comercializado sem grandes alterações. Vale lembrar que esta geração do popular da Ford foi lançada em 2007.

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Ford Ka 2009 – detalhes

Esta segunda geração do Ford Ka foi lançada há 13 anos. Porém, ainda pode ser uma boa compra entre os usados. O modelo foi anunciado com uma carroceria totalmente nova, com formas mais arrojadas, além de um interior mais espaçoso e aprimoramentos no conjunto mecânico.

O Ka tem em seu documento a capacidade para transportar até cinco pessoas. Todavia, é fato que somente quatro pessoas podem viajar com certo conforto, de preferência sendo dois adultos e duas crianças. O porta-malas do carro tem capacidade para 263 litros de bagagens, o suficiente para acomodar as malas de um casal ou as compras do supermercado para o fim de semana.

Ele pode ser encontrado em versões com motor 1.0 8V Flex de até 73 cv ou 1.6 8V Flex de até 110 cv, sempre com câmbio manual de cinco marchas. Este último, mais potente, entrega um comportamento bastante interessante e agrada quem busca por um carro mais espertinho.

Todas as versões do Ford Ka saíram de fábrica com travas elétricas, controle remoto para abertura das portas, travamento automático das portas a 15 km/h e abertura elétrica do porta-malas com botão no painel ou no controle remoto. Esses itens eram opcionais em quase todos os outros concorrentes.

Entre os seus rivais, há modelos como Fiat Uno Mille, Chevrolet Celta e Volkswagen Gol City.

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Ford Ka 2009 – versões

O Ka 2009 foi ofertado em quatro versões de acabamentos diferentes: Ka base, Ka Fly, Ka Pulse e Ka Tecno. Esses modelos se diferenciavam apenas por detalhes visuais e de acabamento, além de equipamentos extras de conforto.

Ao todo, foram sete configurações diferentes disponibilizadas na linha Ford Ka, variando entre modelos com motor 1.0 flex e 1.6 flex.

Abaixo, você pode conferir todas versões do Ka:

  • Ford Ka 1.0
  • Ford Ka Fly 1.0
  • Ford Ka Pulse 1.0
  • Ford Ka Tecno 1.0
  • Ford Ka Fly 1.6
  • Ford Ka Pulse 1.6
  • Ford Ka Tecno 1.6

Ford Ka 2009 – equipamentos

Ford Ka

Equipado de fábrica com para-choques pintados na cor da carroceria, travas elétricas das portas e da tampa do porta-malas, controle remoto com abertura e fechamento das portas e porta-malas, botão localizador no controle de chave, alarme volumétrico, abertura do porta-malas no painel e travamento automático das portas a 15 km/h.

Esta versão não contava com qualquer opcional.

Ford Ka Fly

Em relação ao Ka base, ganha recursos como adesivo nas portas, aquecedor, brake light, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, preparação para som nas portas e retrovisores externos com ajuste manual interno.

Podia receber itens como ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos.

Ford Ka Pulse

Frente ao Ka Fly, ganhava portas dianteiras com revestimento em tecido, retrovisores com acabamento na cor da carroceria, molduras laterais, maçanetas na cor do carro, régua da tampa do porta-malas na cor da carroceria, preparação para som na traseira, bancos com revestimento em tecido especial, maçanetas internas pintadas na cor cinza, painel de instrumentos com conta-giros, cintos de segurança traseiros laterais retráteis, espelho cortesia no para-sol do motorista, alça de segurança para o passageiro dianteiro e iluminação e revestimento lateral do porta-malas.

Como opcional, podia ganhar airbags, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros com acionamento elétrico e rodas de liga-leve.

Ford Ka Tecno

Agrega sistema de som My Connection com CD Player, MP3 player, entradas USB e para iPod, conexão Bluetooth e quatro alto-falantes, vidros elétricos, ar-condicionado, direção hidráulica, rodas de aço de aro 14 polegadas com calotas, adesivos Tecno na carroceria, painel de instrumentos com grafismo exclusivo, entre outros.

Tal versão não tinha opcionais.

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Ford Ka 2009 – preços

Quando era comercializado como 0 km entre os anos de 2008 e 2009, o Ford Ka linha 2009 tinha preços que variavam de R$ 25 mil a R$ 36 mil. Abaixo, você pode conferir os preços que eram praticados pela Ford para o Ka 0 km:

  • Ford Ka 1.0: R$ 26.190
  • Ford Ka Fly 1.0: R$ 27.890
  • Ford Ka Pulse 1.0: R$ 28.790
  • Ford Ka Tecno 1.0: R$ 33.290
  • Ford Ka Fly 1.6: R$ 33.290
  • Ford Ka Pulse 1.6: R$ 34.590
  • Ford Ka Tecno 1.6: R$ 35.790

Já a seguir, os preços do Ka linha 2009 como veículo usado em outubro de 2020, conforme os dados divulgados pela Tabela Fipe:

  • Ford Ka 1.0: R$ 14.000
  • Ford Ka Tecno 1.0: R$ 14.170
  • Ford Ka Fly 1.6: R$ 16.470
  • Ford Ka Tecno 1.6: R$ 16.510

Ford Ka 2009 – cores

O Ka 2009 tinha apenas cinco opções de cores. Veja abaixo a gama de tonalidades do catálogo do Ford:

  • Azul Iporanga
  • Branco Ártico
  • Prata Geada
  • Preto Ebony
  • Vermelho Bari

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Ford Ka 2009 – motores

O Ford Ka pode ser encontrado no mercado de usados em duas configurações de motorização. Os modelos mais comuns são equipados com o 1.0 Rocam flex de quatro cilindros e oito válvulas, enquanto as versões um pouco mais difíceis de serem encontradas usam um 1.6 Rocam flex, também de quatro cilindros e oito válvulas.

A configuração Ford Ka 1.0 ostenta um propulsor transversal dianteiro que consegue desenvolver 70 cavalos de potência e com gasolina e 73 cavalos com etanol, a 6.000 rpm. O torque máximo é de 9 kgfm com gasolina e 9,4 kgfm com etanol, entregue sempre a 4.750 rpm.

Junto a este propulsor está uma transmissão manual de cinco velocidades, com embreagem monodisco a seco e sistema de acionamento hidráulico.

Por outro lado, o Ford Ka 1.6 é equipado com um propulsor transversal dianteiro mais forte. Neste caso, são 102 cavalos de potência com gasolina e 110 cavalos com etanol, a 5.500 rpm. O torque é de 15 kgfm com gasolina, disponível logo aos 2.500 giros, e 15,8 kgfm com etanol, disponível num regime mais elevado, a 4.250 rotações. Todavia, 90% da força, ou 14,5 kgfm, está disponível já a 1.500 giros com etanol no tanque.

O Ka 1.6 também usa um câmbio manual de cinco velocidades.

No restante do conjunto mecânico, há suspensão dianteira independente do tipo McPherson e suspensão traseira semi-independente, com eixo auto-estabilizante Twist Beam. Os freios são a disco na dianteira, sendo sólido no Ka 1.0 e ventilado no Ka 1.6, e tambor na traseira.

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Ford Ka 2009 – consumo

Confira a seguir os números de consumo de combustível do Ford Ka de segunda geração com o motor 1.0 Flex ou 1.6 Flex:

Ford Ka 1.0

Etanol

  • Consumo de 8,1 km/l na cidade;
  • Consumo de 11,6 km/l na estrada.

Gasolina

  • Consumo de 9,2 km/l na cidade;
  • Consumo de 13,5 km/l na estrada.

Ford Ka 1.6

Etanol

  • Consumo de 7,1 km/l na cidade;
  • Consumo de 10,2 km/l na estrada.

Gasolina

  • Consumo de 8,4 km/l na cidade;
  • Consumo de 13,9 km/l na estrada.

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Ford Ka 2009 – desempenho

A Ford divulgava os seguintes números de desempenho do Ford Ka 1.0 2009 e do Ford Ka 1.6 2009, na aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima com gasolina ou etanol:

Ford Ka 1.0

Etanol

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 15,5 segundos;
  • Velocidade máxima de 160 km/h.

Gasolina

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 15,7 segundos;
  • Velocidade máxima de 157 km/h.

Ford Ka 1.6

Etanol

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos;
  • Velocidade máxima de 178 km/h.

Gasolina

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos;
  • Velocidade máxima de 160 km/h.

Como dá para reparar nos números apresentados acima, o Ford Ka 1.0 é um tanto quanto lento, assim como acontece com boa parte dos outros populares “mil” ofertados na época. Ele é um carro mais adequado para uso na cidade. Na estrada, porém, você certamente vai enfrentar uma lentidão do carro, sobretudo em retomadas e ultrapassagens.

Por outro lado, o Ford Ka 1.6 esbanja desempenho. Por se tratar de um carro leve, com apenas 942 quilos nesta configuração, ele oferece uma boa relação de peso/potência e, com isso, anima mais o motorista.

Para os padrões da época, o Ka 1.6 era considerado um “foguetinho”. Sobretudo com etanol no tanque, o popular da Ford conseguia entregar acelerações ágeis, retomadas interessantes e ainda uma boa entrega de torque já a 1.500 giros, o que favorece o desempenho do carro em subidas ou ultrapassagens, por exemplo.

Em relação ao comportamento dinâmico, também por se tratar de um carro de dimensões compactas, a carroceria do Ford Ka inclina relativamente pouco em curvas mais fechadas. No geral, ele transmite uma sensação de estar sempre grudado no chão, especialmente nas curvas, mesmo em velocidades mais elevadas.

Um dos pecados do carro é que em frenagens mais bruscas, a dianteira “mergulha” e a traseira levanta num nível um pouco mais exagerado, causando desvio de trajetória. Para piorar, o Ka 2009 não contava com freios ABS (sistema antitravamento) nem como opcional, o que exige uma atenção redobrada por parte do condutor.

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Ford Ka 2009 – revisões e manutenção

Se você busca por um carro de manutenção relativamente barata e descomplicada, o Ford Ka pode te atender bem. Ele usa os motores da família Zetec Rocam, que tem décadas de história no mercado brasileiro e ainda usado no compacto Ford Fiesta.

Sendo assim, o Ka é aquele tipo de carro que todo mecânico consegue realizar manutenção. A oferta de peças de reposição também é um ponto positivo, bem como os preços não tão elevados dos itens.

Por outro lado, os motores da linha Zetec Rocam têm o famoso defeito na válvula termostática. Esses propulsores saíram de fábrica equipados com a carcaça da válvula termostática feita de plástico, que não era tão resistente assim e é fonte frequente de vazamento de água.

Com o defeito na peça, o motor pode sofrer superaquecimento e, caso o problema não seja solucionado de imediato, pode inclusive ocasionar outras dores de cabeça maiores ao proprietário.

Antes de adquirir um Ford Ka usado, dê uma atenção especial ao conjunto mecânico, inclusive na peça citada acima. Caso seja necessário substituir a carcaça da válvula termostática, opte pelo componente fabricado em alumínio, que é mais resistente e pode te deixar livre de dores de cabeça.

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Ford Ka 2009 – ficha técnica

Motor

1.0 8V Zetec Rocam

1.6 8V Zetec Rocam

Tipo

Dianteiro, transversal, gasolina e etanol

Dianteiro, transversal, gasolina e etanol

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

999

1.598

Válvulas

8

8

Taxa de compressão

12,8:1

12,3:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima

69 cv com gasolina e 73 cv com etanol, a 6.000 rpm

102 cv com gasolina e 110 cv com etanol, a 5.500 rpm

Torque Máximo

8,9 kgfm com gasolina, a 4.750 rpm, e 9,3 kgfm com etanol, a 4.750 rpm

14,5 kgfm com gasolina, a 2.500 rpm, e 15,3 kgfm com etanol, a 4.250 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de 5 marchas

Manual de 5 marchas

Freios

Tipo

Disco sólido (dianteira) e tambor (traseira)

Disco sólido (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Não-assistida / hidráulica

Não-assistida / hidráulica

Suspensão

Dianteira

Tipo McPherson, com molas helicoidais

Tipo McPherson, com molas helicoidais

Traseira

Tipo Twist-Beam, semi-independente auto-estabilizante

Tipo Twist-Beam, semi-independente auto-estabilizante

Rodas e Pneus

Rodas

Aço de 13 polegadas ou aço de 14 polegadas

Aço de 14 polegadas

Pneus

165/70 R13 ou 175/65 R14

175/65 R14

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.836

3.836

Largura sem retrovisores (mm)

1.641

1.641

Altura (mm)

1.420

1.420

Distância entre os eixos (mm)

2.452

2.452

Capacidades

Porta-malas (litros)

263

263

Tanque (litros)

45

45

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

467

455

Peso em ordem de marcha (kg)

905

942

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

ND

Ford Ka 2009 – fotos

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