Governo tenta atrair Tesla para criar fábrica no Brasil até 2023

Governo tenta atrair Tesla para montar fábrica no Brasil Divulgação/Tesla

Os carros da Tesla sequer são vendidos oficialmente no Brasil. Só que, pelo visto, membros do governo estão empenhados em trazer a empresa ao nosso mercado – e há até especulações de uma fábrica em Santa Catarina.

Quem intermedeia as negociações, de acordo o colunista Claudio Loetz, do NCS Total, é o deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC) – autor do projeto de lei 4285/2019 que prevê isenções e incentivos para veículos elétricos.

Comparativo de escala entre um campo de futebol americano e a Gigafactory da Tesla, nos EUADivulgação/Tesla

Em entrevista à publicação, o político diz apenas se tratar de uma das “mais valiosas montadoras de carros e que poderá abrir uma de suas unidades na América do Sul no prazo de até três anos”. Ou seja, o plano é para 2023.

Vale observar que, mesmo sem comunicados do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a agenda oficial de Marcos Pontes confirma uma reunião com Anderson Pacheco, engenheiro da Tesla, no dia 12.

De acordo com Freitas, o próximo passo é formar uma comitiva – além do deputado e do ministro, teria o presidente Jair Bolsonaro – para visitar a sede da marca nos EUA e apresentar a intenção de instalação da fábrica aqui.