Hyundai HB20 agora tem apenas uma estrela no Latin NCAP

Hyundai HB20 agora tem apenas uma estrela no Latin NCAP

A Hyundai não teve uma boa notícia nessa sexta (9). O Latin NCAP, instituto independente que avalia a segurança dos carros vendidos na América Latina sob as regras da ADAC, da Alemanha, rebaixou drasticamente a classificação do Novo HB20.

Anteriormente, o hatch compacto fabricado em Piracicaba, interior de São Paulo, tinha recebido 4 estrelas na classificação de segurança, contudo, em uma nova avaliação, o HB20 despencou de quatro para apenas uma estrela em proteção de adultos, por uma colisão.

O motivo da redução foi a ultrapassagem dos limites estabelecidos para intrusão no habitáculo do veículo em caso de impacto lateral, que compromete a integridade física do passageiro ou motorista.

Classificada “pobre” na avaliação do Latin NCAP, a ingressão da estrutura lateral do veículo no espaço interior foi excessiva e o tórax recebeu impacto severo.

Cabeça e pelve passaram sem problemas, mas isso mostra como os carros nacionais e regionais, mesmo de nova geração, podem falhar em testes de segurança como esse.

Hyundai HB20 agora tem apenas uma estrela no Latin NCAP

Em caso de impacto lateral, há algum tempo o Peugeot 208 foi criticado por não dispor de barras de proteção e seu resultado geral foi inferior ao HB20, apesar de constar com 2 estrelas na proteção de adultos.

Para crianças no banco traseiro do Novo HB20, continuam três estrelas anteriores. Para impacto frontal, o Latin NCAP divulgou o seguinte:

“A proteção oferecida para a cabeça e o pescoço do motorista e do passageiro foi boa. O peito do motorista recebeu proteção marginal e o do passageiro, adequada. Os joelhos do motorista e um dos joelhos do passageiro mostraram proteção marginal ao serem capazes de impactar com áreas de risco atrás do painel; o outro joelho do passageiro mostrou boa proteção. As tíbias do motorista e do passageiro apresentaram proteção adequada. A área dos pés foi considerada estável. A estrutura do habitáculo foi constatada como estável, sendo capaz de suportar cargas maiores.”

Em impacto lateral, o instituto mencionou o seguinte: “A proteção oferecida para a cabeça e a pelve foi boa, a proteção para o abdome é marginal e a proteção para o tórax é pobre.”

Não foram realizados testes de impacto com poste, pois, o carro não tinha airbags laterais de série. Os sistemas de segurança ativos e passivos atenderam aos requisitos do Latin NCAP.

Hyundai HB20 – 2 airbags

© Noticias Automotivas. A notícia Hyundai HB20 agora tem apenas uma estrela no Latin NCAP é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.