Hyundai tem planos ambiciosos com novo caminhão movido por hidrogênio

Hyundai tem planos ambiciosos com novo caminhão movido por hidrogênio

O Hyundai Xcent é um modelo de caminhão da marca sul-coreana que agora tem uma variante equipadas com células de combustível e alimentado por hidrogênio. O veículo surge como parte de um plano ambicioso, focando inicialmente nos EUA e China.

Considerado o “primeiro caminhão elétrico pesado de célula de combustível produzido em massa” pela própria marca, o Hyundai Xcent Fuel Cell inicia sua jornada através da Suíça, onde foi feito seu lançamento global e entrega aos primeiros clientes.

A Hyundai planeja um esforço global para uso do hidrogênio em veículos comerciais e sua ambição é chegar a 2030 com vendas anuais de 12.000 unidades nos EUA e 27.000 na China. Para isso, esta década será de expansão plena.

Hyundai tem planos ambiciosos com novo caminhão movido por hidrogênio

Além dos dois países, a Europa também é outro alvo da Hyundai, já que possui uma boa infraestrutura para manipulação segura do combustível, que pode provocar explosão potencialmente fatal, como já ocorreu na Noruega, embora sem vítimas fatais.

Em países como o Brasil, por exemplo, células de combustíveis devem ser admitidas também, mas sem hidrogênio. O etanol é a alternativa viável para o país, mas apenas a Nissan está explorando essa opção.

Até o final de 2021, as três regiões citadas receberão 2.000 unidades do Hyundai Xcent Fuel Cell, que atua no segmento médio e pesado. Para caminhões maiores, como a Classe 8 americana, a marca terá um veículo maior, baseado no conceito HDC-6.

Hyundai tem planos ambiciosos com novo caminhão movido por hidrogênio

Na China, contudo, este último não atuará, mas a Hyundai deve apresentar um modelo com cabine avançada e quinta roda baseado no Xcent, mas batizado de GCW e com 44 ton de PBT. O país quer ter um milhão de veículos movidos por hidrogênio até 2030.

O Hyundai Xcent Fuel Cell tem tração 4×2, mas ganhará opção 6×2 em 2021, tendo células com 190 kW e velocidade limitada a 85 km/h. Levando 32 kg de H2, o caminhão não teve sua autonomia divulgada, mas o GCW extrapesado terá alcance de 1.000 km. Tem 19 ton de PBT e pode tracionar 36 ton.

© Noticias Automotivas. A notícia Hyundai tem planos ambiciosos com novo caminhão movido por hidrogênio é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.