Land Rover vence batalha judicial na China contra clone do Evoque

Land Rover vence batalha judicial na China contra clone do Evoque

Embora esteja em crise, com vendas em baixa, prejuízos do Brexit e possibilidade de uma fusão (comenta-se que a PSA está interessada), a Jaguar Land Rover tem algo para comemorar. A montadora inglesa, sob controle da Tata Motors, conseguiu uma importante vitória na justiça chinesa.

Após longa batalha judicial contra a Jiangling Motor Corporation (JMC), em caso sobre a clonagem do Range Rover Evoque, o Tribunal Distrital de Pequim Chaoyang emitiu uma decisão favorável ao fabricante inglês contra a marca que lançou o Landwind X7, o famoso clone do crossover de luxo britânico.

Na visão do tribunal chinês, a semelhança exagerada entre os produtos, levou à confusão dos consumidores. Assim, a justiça local determinou o encerramento imediato da produção e comercialização do modelo Landwind X7. Além disso, a Jaguar Land Rover deverá receber da JMC uma indenização.

Land Rover vence batalha judicial na China contra clone do Evoque

A vitória da JLR na justiça chinesa é um grande passo na guerra contra a clonagem de veículos, algo comum no mercado local. “Congratulamo-nos com esta decisão da Corte de Pequim, que fortalece ainda mais nossa confiança em investir na China e na imparcialidade da adjudicação de propriedade intelectual nos tribunais chineses”, diz Keith Benjamin, diretor jurídico global da Jaguar Land Rover.

Benjamin completa: “Essa decisão é um sinal claro de que a lei está sendo implementada adequadamente para proteger os consumidores e manter seus direitos de modo que eles não sejam confundidos ou enganados, enquanto protegem o investimento empresarial em design e inovação.”

O Landwind X7 surgiu em 2015 e logo chamou a atenção por ser exatamente uma cópia do Range Rover Evoque. Até mesmo características de personalização eram semelhantes com o crossover de luxo. O modelo da JMC, marca que aqui no Brasil vende caminhões leves sob a Effa Motors, tentou ainda modificar levemente o SUV diante da repercussão negativa e da ação da JLR, que ainda não havia ganhado a causa.

Land Rover vence batalha judicial na China contra clone do Evoque

O Landwind X7 chegou mesmo a ser cogitado para ser vendido no mercado internacional e até por um importador brasileiro. Agora, espera-se que a Jaguar Land Rover não tenha um novo clone da geração atual do Evoque na China. Apesar disso, a prática de forma geral continua firme e forte por lá.

Curiosamente, a JMC é sócia da Ford (via Changan) e fabrica o crossover Yusheng S330, que acabou virando o Ford Territory, mostrado aqui no Salão do Automóvel. Nesse caso, trata-se de uma engenharia reversa feita de forma legal, diferente do caso do Evoque.

[Fonte: Autocar]

© Noticias Automotivas. A notícia Land Rover vence batalha judicial na China contra clone do Evoque é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.