Lightyear One Prototype promete carregamento com energia solar

Lightyear One Prototype promete carregamento com energia solar

A Lightyear é uma startup holandesa que busca uma solução para os problemas de carregamento dos carros elétricos e a origem da energia. A companhia fundada por cinco pessoas desenvolveu um automóvel que promete usar a energia solar como fonte de alimentação para seu produto, que por enquanto é chamado de Lightyear One Prototype.

Trata-se de um interessante fastback no melhor estilo alemão e com algumas semelhantes em relação ao Volkswagen XL1. Embora a Holanda esteja anos-luz de países como o Brasil, em infraestrutura para recarga de carros elétricos e híbridos, a Lightyear pensa que seu carro pode evitar utiliza-los com uma fonte inesgotável de energia, limpa e de graça.

Lightyear One Prototype promete carregamento com energia solar

Um dos problemas que cercam os carros elétricos é a origem da energia, que a Lightyear defende em seu One Prototype, pois, muitos países ainda se baseiam nas termelétricas a carvão e diesel para geração de eletricidade. Com 5,057 de comprimento, 1,898 m de largura, 1,426 m de altura e um entre eixos longo, que a empresa não divulga, o modelo tem 5,8 m² de área com painéis de células fotovoltaicas.

De acordo com a Lightyear, o One Prototype protege essas células com um vidro blindado, a fim de suportar grandes cargas sem danifica-las. Muito aerodinâmico, o fastback tem coeficiente inferior a 0,20 de cx e lança mão de alguns recursos para reduzir o arrasto, como rodas especiais com cobertura parcial do eixo traseiro.

Lightyear One Prototype promete carregamento com energia solar

Com interior revestido em materiais leves e recicláveis, o Lightyear One Prototype tem túnel central elevado e cluster digital, além de multimídia com Apple CarPlay, Google Android Auto e gerenciamento de energia. O carro de cinco lugares tem 12 litros num compartimento entre os bancos dianteiros, além de porta-malas com 780 litros, expansível para 1.701 com o banco traseiro rebatido.

O Lightyear One Prototype possui baterias de lítio de densidade não revela, mas de porte pequeno, segundo a startup, que revelou seus números. Usando energia solar e elétrica de carregamento doméstico, o modelo alcança 725 km no ciclo WLTP. Destes, 400 com eletricidade por meio de tomada de 230V. Só com a luz do sol, na realidade da Holanda, ele rodará de 50 a 70 km no verão local.

Lightyear One Prototype promete carregamento com energia solar

A geração de energia solar chegará, nessa condição, a 700 kWh anualmente. O Lightyear One Prototype tem quatro motores elétricos, um em cada roda, indo assim de 0 a 100 km/h em 10 segundos. Com 100 de 500 exemplares disponíveis em pré-venda, já vendidos, o fastback elétrico custa 116.000 euros e terá produção iniciada em 2021.

Lightyear One Prototype – Galeria de fotos

Lightyear One Prototype promete carregamento com energia solar
Lightyear One Prototype promete carregamento com energia solar
Lightyear One Prototype promete carregamento com energia solar
Lightyear One Prototype promete carregamento com energia solar
Lightyear One Prototype promete carregamento com energia solar
Lightyear One Prototype promete carregamento com energia solar
Lightyear One Prototype promete carregamento com energia solar
Lightyear One Prototype promete carregamento com energia solar
Lightyear One Prototype promete carregamento com energia solar

© Noticias Automotivas. A notícia Lightyear One Prototype promete carregamento com energia solar é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.