México: GM interrompe produção da Blazer por causa de greve nos EUA

México: GM interrompe produção da Blazer por causa de greve nos EUA

A General Motors interrompeu a produção do Chevrolet Blazer no México. O SUV de porte médio para o mercado americano, é feito somente na unidade do país latino.

No entanto, agora a linha de montagem em Ramos Arizpe está paralisada temporariamente, mas o motivo é outro, a greve dos funcionários da GM nos EUA. Com o cruzar de braços em algumas instalações da montadora, o fornecimento de peças foi afetado.

Devido a escassez de peças e componentes, a fábrica mexicana parou a produção do SUV, mas mantém suas demais atividades, visto que o sindicato UAW só rege sobre os empregados nos EUA. O fato de paralisar a unidade de Ramos Arizpe ganha uma conotação política em relação ao sindicato norte-americano.

Desde que iniciou a produção do Blazer no México, a GM vem sendo criticada por não fazer o modelo nas plantas dos EUA, especialmente em instalações ociosas, como Lordstown, Ohio, onde o Cruze era feito. Com o fechamento aparente dessa fábrica, os funcionários seriam demitidos e até chegou-se a ouvir uma proposta de compra por parte de uma startup.

México: GM interrompe produção da Blazer por causa de greve nos EUA

Como as linhas de suprimentos cruzam as fronteiras dos EUA, as fábricas da GM no México e Canadá também estão sendo impactadas pela greve. Ainda assim, a montadora recentemente conseguiu retomar a fabricação do Chevrolet Impala, mas já se sabe que ele durará somente alguns meses antes do fim definitivo.

A GM só conseguiu isso, porque recuperou parte do estoque de peças para retomar a produção em Ontário. Nos EUA, a situação só se normaliza quando o acordo com a empresa for ratificado e assinado pelo conselho da UAW. Isso deve ocorrer nos próximos dias.

Não se sabe quanto tempo vai demorar para que o fornecimento de peças e componentes seja regularizado e a produção volte ao ritmo de antes.

[Fonte: Jalopnik]

© Noticias Automotivas. A notícia México: GM interrompe produção da Blazer por causa de greve nos EUA é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.