Na China, Ford testa direção remota usando rede 5G

Na China, Ford testa direção remota usando rede 5G

Durante a Smart China Expo (SCE), feira internacional de tecnologia em Chongqing, na China, a Ford realizou a primeira demonstração de direção remota utilizando sinais transmitidos por uma rede 5G. Segundo a montadora, o veículo foi controlado em uma sala separada na Smart Expo, a 3 km de distância, em Xiantao Big Data Village.

O teste teve como objetivo mensurar a performance da tecnologia utilizada, uma vez que ela é de grande importância para o futuro do setor, em especial com relação à conectividade, segurança, automatização e mobilidade. Vale destacar que a China já é uma potência tecnológica e o governo local vem investindo nessas inovações, bem como em automóveis elétricos para a redução de poluição que paira o país asiático.

Na China, Ford testa direção remota usando rede 5G

Para a realização do “experimento”, a Ford utilizou um Lincoln MKZ Hybrid, equipado com plataforma para direção autônoma com admissão dos sinais 5G. O controlador (motorista) usou sinais de áudio e vídeo enviados pelo próprio Ford Lincoln MKZ Hybrid para tomar as decisões corretas de comando do veículo. Além disso, por questão de segurança, o automóvel contou com um motorista na cabine para assumir a direção caso houvesse necessidade.

A Ford explica que a equipe responsável pela pesquisa e desenvolvimento do projeto teve tempo curto para finalização, e o trabalho foi intenso. Além da montadora, o teste de direção remota com tecnologia 5G contou com parceria do Instituto de Pesquisa de Engenharia Automotiva da China (CAERI), Datang e China Telecom.

A fabricante também apresentou outras inovações tecnológicas durante a Smart China Expo como: sistemas inteligentes que equipam Changan Ford na China. Uma delas é o sistema multimídia SYNC+, que conta com inteligência artificial da Baidu, projetado exclusivamente para o mercado chinês. O SYNC+ ainda dispõe de assistente de voz, navegação e diversos outros recursos de conectividade e entretenimento para o veículo.

Fonte: Ford

© Noticias Automotivas. A notícia Na China, Ford testa direção remota usando rede 5G é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.