PCD: MP acaba com isenção de IPI para carros acima de R$ 70.000

Fonte / Noticias Automotivas

A Presidência da República assinou uma Medida Provisória número 1034 na noite de 1 de março de 2021, limitando de forma imediata a isenção de IPI para carros até R$ 70.000.

Na prática, isso acaba com o benefício para quem tem deficiência física e quer um veículo acima desse patamar limite, que existe no país desde 2009. Para aqueles que já tiveram os processos iniciados antes dessa data, continua valendo a isenção sem limite de valor.

Assim como o ICMS, agora o IPI fica barrado nos R$ 70.000, fugindo bem da faixa onde players como Jeep Renegade, VW T-Cross e outros, atuam forte no segmento.

A ação do presidente Jair Bolsonaro visa compensar a União dos benefícios que serão concedidos ao óleo diesel, de modo a reduzir os custos dos fretes e evitar uma greve nacional dos caminhoneiros.

Na MP, fica liberada a venda do veículo após dois anos, mas a compra de um novo carro com incentivos fiscais para PCD, somente em quatro anos.

Com a medida, as vendas de SUVs devem ser afetadas, visto que modelos como Renegade e Compass tem um enorme percentual de vendas relacionadas com essa categoria.

Já para quem busca a isenção plena no limite de R$ 70.000, as opções PCD estão ficando cada vez menores. Nos SUVs, apenas Nissan Kicks, VW T-Cross, Jeep Renegade e Chery Tiggo 2 permanecem, visto que o Ford EcoSport morreu.

A má notícia é que a GM havia refeito as contas e trouxe de volta o Chevrolet Tracker PCD, o que aconteceu em novembro. Porém, num lote limitado e hoje já não está disponível novamente.

Para quem não consegue um carro mais alto, terá ainda algumas opções de hatches e sedãs com transmissão automática, mas devemos lembrar que Ka e Ka Sedan também saíram de cena, reduzindo assim a oferta.

Com a alta dos preços, logo as marcas começarão a criar versões peladas de carros mais simples para poder se encaixar nesse limite…