Peugeot 208 GTi terá motor 1.6 Puretech Turbo de 225 cavalos

Peugeot 208 GTi terá motor 1.6 Puretech Turbo de 225 cavalos

O Peugeot 208 de nova geração apareceu em Genebra, mas de forma incompleta. Afinal, a desejada versão esportiva GTi não deu as caras na mostra suíça, aumentando os rumores sobre sua motorização e cavalaria. Mas, agora parece que o mistério acabou, pois num configurador de cotação de peças online da Peugeot, surgiu a identificação do propulsor.

Na lista de motores do Novo 208, apareceu o código EP6FADTX/EU63. Esta designação se refere ao motor 1.6 Puretech Turbo de 225 cavalos, o mesmo usado pelo Peugeot 508 em sua versão mais potente. Trata-se de uma evolução do 1.6 THP, que conhecemos muito bem. Na versão mais fraca, ele oferece 180 cavalos.

Com este propulsor e, evidentemente, transmissão manual de seis marchas, o Peugeot 208 GTi 2020 deverá ser bem rápido. A escolha do motor parece seguir a lógica de não criar mais variantes custosas no portfólio da marca francesa e se espera que este Puretech Turbo 225 seja usado em outros carros do portfólio.

Peugeot 208 GTi terá motor 1.6 Puretech Turbo de 225 cavalos

Tendo quatro cilindros com turbo e injeção direta, o Puretech Turbo 225 exclui então as chances de um Puretech Turbo 1.2 com 200 cavalos, um projeto que surgiu junto com a plataforma CMP em 2013. Inicialmente, previa-se que os compactos com essa base modular usariam somente motores de três cilindros a gasolina.

Hoje, porém, isso já é realmente passado, pois o Novo 208 usa até motor diesel de quatro cilindros, algo que era considerado quase fora de cogitação há pouco tempo atrás. Em contrapartida, o hatch ganhou o 1.2 Puretech Turbo de 156 cavalos, que irá substituir o antigo 1.6 THP de 165 cavalos, usado atualmente no Brasil.

Por aqui, o Peugeot 208 GT usa o THP Flex padrão com até 173 cavalos e devidamente manual, mas a próxima geração, que será feita na Argentina, poderia estrear o Puretech Turbo 180, que daria um plus no desempenho do hot hatch localizado e, quem sabe, iniciar a substituição do THP Flex.

[Fonte: L´Argus/Projeção: Kleber Silva]

© Noticias Automotivas. A notícia Peugeot 208 GTi terá motor 1.6 Puretech Turbo de 225 cavalos é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.