Polícia argentina combate onda de violência com clone chinês do Hummer

A Força de Resposta Imediata (FRI) da Polícia Federal argentina foi enviada a Rosário, cidade a 300 km da capital Buenos Aires, para conter a onda de violência que em setembro duplicou o número de homicídios provocados pelos confrontos entre gangues de traficantes de drogas.

Além de picapes transformadas em viaturas, os agentes da FRI usam um curioso veículo blindado para patrulhar as ruas. Desde 2018, essa tropa de elite conta com cinco unidades do blindado Dongfeng Menshi CSK-131, doadas pelo governo chinês para garantir a segurança das autoridades que participaram da reunião de cúpula do G20, realizada há dois anos em Buenos Aires.

O Dongfeng Menshi CSK-131 foi desenvolvido na China sob licença da empresa norte-americana Hummer. Nessa versão, o veículo é equipado com um motor Cummins 3.0 turbodiesel de 200 cv de potência e 51 kgfm de torque, enviados às quatro rodas por meio do sistema de tração 4×4.




O nível de proteção balística do Dongfeng Menshi CSK-131 não foi divulgado, mas o veículo de 6 metros de comprimento e 3.700 kg de peso suporta disparos de fuzis e metralhadoras. Além disso, ele pode ser configurado para carregar diversos armamentos leves.

Aparentemente, o Dongfeng Menshi CSK-131 parece ser um veículo mais ágil que os blindados usados por algumas forças policiais brasileiras. Popularmente chamados de “Caveirão”, esses veículos são baseados nos carros-fortes de transporte de valores, mas a carroceria, montada sobre chassi de caminhão ou ônibus, é reforçada com pesadas chapas de aço para suportar tiros do sofisticado armamento usado pelos criminosos.

Na China há diferentes versões do blindado, incluindo uma variante com seis rodas (6×6). Cada Dongfeng Menshi CSK-131 usado pela FRI tem preço estimado em US$ 200 mil (cerca de R$ 1,1 milhão em conversão direta).

Fotos: Argentina Autoblog

O post Polícia argentina combate onda de violência com clone chinês do Hummer apareceu primeiro em Carsale.