Porsche 911 Hybrid vai demorar mais a chegar ao mercado mundial

Porsche 911 Hybrid vai demorar mais a chegar ao mercado mundial

Fonte: Auto.cz e Noticias Automotivas

O Porsche 911 é considerado o principal produto da fabricante alemã, mesmo que não seja o mais vendido globalmente – o que não se aplica ao Brasil, onde o bólido liderou as vendas em fevereiro com 102 carros emplacados – ele é o espírito da marca.

Contudo, a pressão ambiental sobre os automóveis na Europa vai obrigar a Porsche à eletrificar seu icônico modelo. Produto sensível a mudanças, já que seus clientes são bem puristas, o 911 luta agora contra o peso para se eletrificar.

De acordo com Michael Steiner, do conselho de administração da Porsche, ao site Top Gear, os protótipos do 911 híbrido plug-in já rodam pela Europa, porém, nenhum deles está atendendo ao que a marca deseja para seu carro mais importante.

Steiner disse: “Estamos testando protótipos, mas ainda não estamos totalmente satisfeitos com eles, principalmente por causa do peso”. Ele explica: “Em um carro esportivo de duas portas, qualquer quilo extra é indesejável”.

Porsche 911 Hybrid vai demorar mais a chegar ao mercado mundial

A Porsche tem a difícil tarefa de lidar com o peso do conjunto normal do 911, que obviamente manterá um boxer de seis cilindros na traseira, mas com adição de um propulsor elétrico dentro da caixa de câmbio de tripla embreagem. No entanto, o pior mesmo é o peso da bateria de lítio.

Frank Walliser, gerente de produto do 911, explica: “A eletrificação do 911 é uma questão delicada. É difícil garantir a eletrificação adequada sem danificar o caráter desta grande marca”.

Ele continua: “Nenhuma das idéias que tentamos aplicar foi convincente o suficiente. Há uma enorme diferença se você estiver fabricando um híbrido de um carro novo ou adicionando tecnologia a um 911 existente. Não queremos apenas componentes extras e aumentar o peso em 100 kg”.

Para o Porsche 911, ter uma centena de quilos a mais é realmente um baita prejuízo, mas a marca terá de encontrar uma solução para cortar esse adicional na atual geração 992.

Pode ser que o 911 E-Hybrid tenha mais partes em fibra de carbono para cortar o peso adicional, equilibrando a proposta com o produto atual, movido apenas por gasolina. Já um 911 100% elétrico, não virá antes de 2030.