Porsche prepara SUV elétrico com quatro motores

Porsche prepara SUV elétrico com quatro motores

A Porsche vem trabalhando numa configuração inusitada para seus veículos. A montadora alemã está desenvolvendo um carro com quatro motores: um motor para cada roda.

Até o momento, não há detalhes técnicos sobre o sistema. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, os quatro motores estarão num futuro SUV elétrico. A Porsche também revelou que o supercarro terá alto desempenho e contará com inovações tecnológicas.

A própria montadora confirma as complexidades em desenvolver um carro assim e comenta que a inovação é “como combinar um pedal de acelerador para cada roda”. Deixar os quatro motores em sincronia era o desafio que a Porsche encontrou. Em vista disso, os engenheiros tiveram que desenvolver um novo sistema que pudesse ter sinergia e responder às necessidades variadas.

A configuração de quatro motores vai permitir uma distribuição variável da potência de tração. O sistema também é capaz de controlar o torque eletronicamente, por meio de software. Na prática, a cada milissegundo, o software instalado irá distribuir as forças de forma que o carro sempre se comporte de maneira neutra. Isso permitirá que o veículo fique mais estável, explica Martin Rezac, chefe de equipe de desenvolvimento de funções da Porsche Engineering.

Porsche prepara SUV elétrico com quatro motores

A segurança é outra preocupação. Um dos objetivos da Porsche é deixar o futuro SUV elétrico pronto para encarar pistas escorregadias (como gelo e neve) com total segurança.

A marca ainda criou um sistema de monitoramento do condutor, a fim de garantir a segurança. O recurso vai conseguir analisar, por exemplo, como o motorista está usando o acelerador do carro, dentre outras informações. Se o monitor identificar alguma irregularidade, ele mesmo pode “assumir o controle das coisas” freando o veículo ou regulando a potência de cada roda individualmente.

Essa inovação para a segurança está em desenvolvimento desde 2017 e deve entrar em ação já no próximo carro da marca. A Porsche ainda faz suspense sobre qual modelo será lançado com essas configurações.

[Fonte: Estadão]

© Noticias Automotivas. A notícia Porsche prepara SUV elétrico com quatro motores é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.