Quase 3 milhões veículos ainda circulam com os airbags mortais no BR

Quase 3 milhões veículos ainda circulam com os airbags mortais no BR

Fonte: UOL / Agência Estado

Os “airbags mortais” da antiga japonesa Takata (hoje Joyson Safety) seguem causando dores de cabeça. De acordo com a Agência Estado, ainda há cerca 2,7 milhões de veículos circulando no Brasil com os equipamentos de segurança defeituosos.

Vale lembrar que a primeira morte devido ao airbag da Takata já foi confirmada no Brasil, no estado do Rio de Janeiro. O veículo envolvido no acidente era um New Civic LXS 2008. A Honda informou que o modelo foi chamado para recall em 2015, porém o proprietário não levou o carro para fazer o reparo. Em nota, a montadora disse que “expressa suas sinceras condolências e solidariedade aos familiares e amigos da vítima e ofereceu atendimento e suporte à família”. Informações sobre a vítima não foram divulgadas.

Quase 3 milhões veículos ainda circulam com os airbags mortais no BR

Só no Brasil, são mais 5 milhões de carros afetados, aqui estão incluídos aqueles que já foram convocados para recall. A maior parte das japonesas: Nissan, Toyota e Honda. Por aqui, há registros de 16 feridos e uma morte (a do Rio de Janeiro).

Em outros países a situação já é bem preocupante. Nos Estados Unidos, por exemplo, há relatos de 200 feridos e 22 mortes por conta dos “airbags mortais”.

Quase 3 milhões veículos ainda circulam com os airbags mortais no BR

O equipamento de segurança da Takata ficou conhecido como “airbags mortais” após apresentar defeito de fabricação e, consequentemente, mortes. Quando acionado em casos de acidente, o sistema lança peças de metais que atingem os ocupantes do veículo. O problema gerou megarecalls em todo o mundo. Nos últimos sete anos, mais de 30 milhões de veículos foram afetados.

Ainda sobre o acidente no Rio de Janeiro, a Honda alerta os proprietários que não fizeram recall. “A Honda continua a convocar proprietários de veículos afetados pelos recalls do insuflador de airbags Takata e pede para que levem, com urgência, seus veículos a uma concessionária autorizada para o reparo. Os proprietários podem checar no link www.honda.com.br/recall se seus veículos precisam de reparo. O agendamento pode ser feito pelo mesmo site ou pela Central de Atendimento: 0800-701-3432.”, disse a nota.