Salão de Genebra 2021 também pode não acontecer

Salão de Genebra 2021 também pode não acontecer

Fonte / El Carro Colombiano e Noticias Automotivas

O recente cancelamento oficial do Salão de Nova Iorque, adiado de abril para agosto, por causa do coronavírus, não está sendo suficiente para deixar o setor automotivo mundial frustrado.

Com certa ameaça sobre o SEMA Show e o Salão de Los Angeles, ambos em novembro, restaria apenas o Salão de Tóquio em outubro, ainda confirmado, bem como as mostras chinesas.

Contudo, na Europa, a coisa não anda nada boa para salões automotivos, especialmente após a pequena crise que tirou de Frankfurt a IAA, assim como os cancelamentos recentes por causa da Covid-19.

Em Genebra, um tradicional salão feito anualmente, a edição 2020 foi cancelada e as novidades (parte delas, em realidade) foram vistas pela internet. Agora, já se fala que talvez em 2021, não ocorra novamente o evento suíço.

O motivo não seria o coronavírus, mas os custos de exibição na mostra do centro da Europa. A organização do evento pediu apoio financeiro do governo suíço para poder realizar o evento no próximo ano.

Salão de Genebra 2021 também pode não acontecer

Na edição não realizada deste ano, os organizadores de Genebra perderam US$ 11,3 milhões. Entretanto, o governo suíço ofereceu uma compensação de US$ 17,3 milhões, não aceita pela entidade.

A alegação é que o empréstimo acabaria terceirizando o evento, assim como também apresenta condições para pagamento que a entidade classificou como “não aceitáveis”.

A organização quer mais dinheiro para ajudar a fomentar novamente a economia do país com uma mostra que geralmente recebe a visita de centenas de milhares de pessoas de toda a Europa e do exterior.

Por ora, o evento está mantido, mas essa condição de retorno apenas mediante empréstimo pouco vantajoso, pode atrapalhar a edição, que sempre reúne diversas marcas e lançamentos.

Na outra ponta, estão as montadoras. Algumas não aceitam os custos elevados de se exibir em espaços cada vez mais caros e simplesmente vão ignorar o convite para Genebra.