Fonte / Noticias Automotivas
A Fiat Chrysler e a Peugeot Citroën, que conhecemos como FCA e PSA, escolheram um nome para a nova empresa que concentrará as operações das duas montadoras: Stellantis.
Planejando um futuro melhor para as duas companhias, a escolha do nome tem sua raiz no verbo latino “stello”, que significa “iluminar com estrelas”.
A nova empresa busca formar novos líderes para comandar o próximo período das duas empresas, agora unidas e buscando o “verdadeiro espírito de otimismo, energia e renovação que impulsionam essa fusão que está mudando o setor.”
A Stellantis afirma que o próximo passo agora é criar uma logomarca para o grupo, mas as marcas já existentes não terão seus símbolos mudados, sendo a nova designação representativa apenas do conglomerado.
O processo de fusão, de acordo com FCA e PSA, deverá ser finalizado no primeiro trimestre de 2021, de acordo com as assembleias de acionistas e sua aprovação, bem como ajustes e concordâncias com as regras de mercado e outras disposições regulatórias.
Com isso, a Stellantis controlará uma pequena miríade de marcas, incluindo as europeias Fiat, Lancia, Alfa Romeo, Maserati, Peugeot, Citroën, DS, Opel, Vauxhall e Iveco. Nos EUA, a nova empresa terá sob sua gestão as marcas Chrysler, Jeep, Dodge e RAM.
Todas elas reportarão ao novo comando, que ainda não tem um presidente mundial escolhido. Carlos Tavares e Michael Manley podem acabar liderando o grupo. Quem de fato será o número 1 na operação, não sabemos.
Pelo retrospecto recente das duas empresas, Tavares teria uma ligeira vantagem, mas o conhecimento de Manley sobre a FCA com suas operações mais abrangentes, pode contar também.
A partir de 2021, a Stellantis terá uma difícil missão, que é criar uma sinergia entre as duas empresas e suas diversas marcas. O compartilhamento de peças, componentes, compras e fábricas deve aliviar os custos em dezena de bilhões de dólares.
O futuro ainda é incerto sobre os rumos de cada marca sob a Stellantis, mas podemos vislumbrar algumas coisas, como uma luxuosa Maserati e sua companheira mais emocional, a Alfa Romeo no topo da gama, junto com DS, com um apelo mais inovador.
Fiat, Peugeot, Citroën e Opel/Vauxhall serão as mais populares de modo geral, com Dodge focada na performance, Chrysler na eletrificação premium, assim como também a Lancia em papel igual na Europa, enquanto a Jeep fortalecerá sua posição no 4×4 e a RAM em picapes e comerciais leves, estes últimos também com o trio europeu (Sevel) e a Iveco.