Tesla divulga esboço de possível carro a ser desenvolvido na China

Tesla divulga esboço de possível carro a ser desenvolvido na China

Fonte: Jalopnik

Considerada a “galinha dos ovos de ouro”, a China recebeu a Tesla de braços abertos, com direito até à operação 100% capitaneada por Elon Musk que, em retribuição, até dançou na apresentação.

O bilionário sul-africano é um membro bem ativo do Twitter, mas parece que encontrou seu lugar no grande firewall chinês, o WeChat. Em sua conta oficial (não a dele, mas da Tesla), pediu propostas de design para a marca americana e acabou divulgado um esboço.

Nele, aparece um carro que lembra crossover compacto. A proposta ainda não está clara, já que não há informações sobre se a Tesla está desenvolvendo ou não um produto semelhante. Contudo, a ideia de um utilitário esportivo menor que o Model Y não é tão estranha.

Custando menos e com autonomia superior à média local, que é de 300 km, um novo “Model” pequeno ganharia um bom terreno para a Tesla, cuja Gigafactory 3 terá capacidade máxima de 500 mil carros por ano. Se de fato este for executado, será o primeiro carro da marca desenvolvido em solo chinês.

Tesla divulga esboço de possível carro a ser desenvolvido na China

Naturalmente, o potencial de vendas fora do país seria muito grande, ainda mais se for dirigido também aos mercados emergentes. Preço? Na China ainda não há estimativa feita, mas se um dia for vendido nos EUA, pode ser um candidato a custar menos de US$ 20.000 com incentivos fiscais.

A Tesla continuará recebendo esboços de propostas de design para futuros carros até 1 de fevereiro. Nesse período, enquanto vislumbra o futuro da marca no país, a empresa prepara o terreno para o Model Y, crossover médio que será fundamental para as vendas da montadora na China.

Num ambiente de alta concorrência, como é o mercado chinês, a Tesla leva a vantagem de ter um nome de peso e um líder carismático, que repentinamente pode contribuir com algo mais para a realidade chinesa.