Tesla lucra em meio à pandemia e recebe elogio da Volkswagen

Tesla lucra em meio à pandemia e recebe elogio da Volkswagen

A fábrica da Fremont, Califórnia, a antiga CAMMI de GM e Toyota, não é mais a mesma. Após aquisição da Tesla (então “Motors”), o grande espaço vazio deixado pela produção de carros como o Toyota Matrix, foram ocupados por um maquinário que emprega alto nível de automação.

Com um método de construção própria, a marca americana capitaneada por Elon Musk mergulhou em uma enorme piscina de dinheiro, consumindo mais que realmente ganhava.

Problemas de produção, de qualidade, jurídicos (em relação às revendas) e polêmicas envolvendo seu excêntrico CEO, entre outras coisas, não demoveram o entusiamo do mercado.

A Tesla simplesmente alcançou o topo do valor de revenda, produzindo muito menos que Toyota ou Volkswagen, respectivamente de maior valor e tamanho do mundo.

Tesla lucra em meio à pandemia e recebe elogio da Volkswagen

Neste último trimestre, enquanto praticamente toda a indústria automobilística amarga prejuízos enormes decorrentes da crise de coronavírus, a Tesla provou que carros elétricos podem ser lucrativos, estabelecendo lucro em meio à pandemia.

Mesmo com a fábrica de Fremont fechada e a planta de Xangai atrasada em sua execução pela quarentena rígida de Pequim, a Tesla obteve de US$ 143 milhões num período onde a indústria no Ocidente, estava praticamente parada.

Embora seja um lucro menor que os US$ 311 milhões do mesmo período em 2019, a marca surpreende por te-lo feito nesse momento de crise. Isso chamou atenção do maior interessado em ver lucratividade em carros elétricos, a Volkswagen.

“Elon Musk fornece resultados que muitos julgaram impossíveis”, disse Herbert Diess, CEO da Volkswagen. A Porsche, por exemplo, não teve perdas no período, porém, isso não veio da venda de carros elétricos, o que torna a coisa bem interessante para a VW, que busca exatamente isso nos próximos anos.

Tesla lucra em meio à pandemia e recebe elogio da Volkswagen

Com valor de mercado de quase US$ 305 bilhões, a Tesla mantém suas ações em alta, mesmo não sendo uma empresa “convencional”. Recentemente, anunciou uma planta de US$ 1 bilhão para fazer a picape Cybertruck no Texas, a terra das picapes nos EUA.

Tendo a Gigafactory de Berlim prometendo expansão em massa na Europa, a Tesla atualmente parece que entrado nos trilhos da lucratividade. Tudo isso entregando apenas 179.050 automóveis. Diante do cenário de crescimento da marca, antigas previsões de que a empresa dominaria o mercado de carros elétricos no futuro parecem estar certas…