Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço

Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço

O Toyota Corolla deixou para trás a faixa dos R$ 100 mil faz muito tempo, e já encosta nos incríveis R$ 150 mil. A escalada de preços do sedã fez com que ele alcançasse R$ 140.690 na versão Altis Premium.

É essa a versão cedida pela Toyota ao NA, e que representa a opção mais completa do modelo, embora não mais cara, devido ao Corolla Altis Premium Hybrid.

Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço

Por detalhes de acabamento e conteúdo, está versão é até interessante, embora seu preço alto não justifique de maneira alguma a ausência de alguns itens.

Equipado com motor Dynamic Force 2.0 de dupla injeção e até 177 cavalos, o Corolla Altis Premium foca na eficiência com um CVT de 10 marchas e paddle shifts.

Por fora…

Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço

O Toyota Corolla Altis Premium tem um belo visual, com linhas sofisticadas e um conjunto bem equilibrado, tendo como destaque o aplique preto brilhante na parte frontal.

Os faróis de LED com luzes diurnas se harmonizam com os frisos encrustados ao conjunto sem grade. Abaixo, a grade ampla e em preto brilhante domina.

Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço

Diminutos faróis de neblina ficam quase ocultos nos vincos laterais em cinza. Já as belas rodas aro 17 diamantadas são discretas e menos interessantes que aquelas do XEi, por exemplo.

As lanternas retangulares possuem efeito 3D com feixes de LED e cromados, que as ligam através do porta-malas. Sem antena, o Corolla Altis Premium completa com teto solar elétrico.

Por dentro…

Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço

No habitáculo, o Toyota Corolla Altis Premium chama atenção pela mescla de cores, com painel em cinza escuro com a parte central em bege, que se estende pelas portas.

Com a parte inferior da guarnição geral em preto, o topo de linha da gama tem bancos em couro de cor cinza. Detalhes em bege e preto brilhante também são vistos no túnel.

As portas possuem revestimento em couro cinza e puxadores em Black Piano, mas com um detalhe: assim como painel, o topo das portas é feito em material soft de boa textura.

Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço

O cluster é analógico com display do computador de bordo, enquanto a multimídia tem tela de 8 polegadas, botões físicos e os úteis Android Auto e CarPlay, além de câmera de ré.

Contudo, o Altis Premium só tem uma porta USB para projeção de smartphone que fica meio escondida ao lado do porta-luvas. À noite é preciso tatear para encontra-la. Existe uma também no apoio de braço, mas apenas para carregamento de bateria.

Já o volante multifuncional em couro destaca as funções do controle de cruzeiro adaptativo e alerta de faixa, itens que diferenciam a versão Altis Premium das demais.

Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço

Nos bancos dianteiros, ajustes elétricos para motorista (8) e passageiro (4), enquanto o traseiro tem apoio de braço com porta-copos, mas carece de USB acessível (fica no apoio da frente).

Além disso, não traz difusores de ar, o que seria um conforto a mais para quem vai atrás. O espaço é muito bom, porém, é preciso atenção com o teto, devido ao teto solar elétrico.

Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço

A altura interna fica reduzida por conta desse dispositivo, como em qualquer modelo que o tenha, reduzindo o conforto de pessoas altas e especialmente quem vai como um quinto passageiro, onde o assento é ainda mais alto.

Este teto solar é de tamanho padrão e com sistema antiesmagamento. O ambiente tem iluminação presencial, ativado quando o motorista se aproxima do veículo.

O porta-malas tem 470 litros e supre bem as necessidades dos clientes do Corolla. Com entrada presencial, o sedã tem partida por botão e rebatimento elétrico dos retrovisores.

Por ruas e estradas…

Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço

O Toyota Corolla Altis Premium é um carro de bom desempenho, embora em sua faixa de preço, devesse é ter mesmo um propulsor com turbocompressor.

Contudo, estamos falando de um Toyota e a marca japonesa não é muito chegada na sobrealimentação em carros de passeio.

Ainda assim, o M20A-FKB é um motor grande e com boa disposição, mesmo com aspiração natural, tendo duplo sistema de injeção de combustível.

Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço

Este possui injetores no duto de admissão para regimes de trabalho mais baixos e injetores internos (dentro da câmara de combustão) para níveis mais elevados.

Assim, ele obtém um bom rendimento tanto em alta quanto em baixa rotação. Falando nisso, ele é um “8 ou 80”, já que em velocidade de cruzeiro a 110 km/h, mergulha em 1.600 rpm.

Isso é em virtude da transmissão CVT Direct Shift, que no exterior é chamada de Super CVT. Com engrenagem de saída e mais nove relações simuladas, ele alcança 10 marchas.

Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço

Ou seja, com tanta marcha, o M20A-FKB ou Dynamic Force 2.0, trabalha manso em cruzeiro. Mas infelizmente ele precisa de muito giro para entregar sua força.

São 169 cavalos na gasolina e 177 cavalos no etanol, alcançados em um nível como de carro esportivo de primeira linha: 6.600 rpm. Ele também corta por aí, nem precisando ir além.

Contudo, o torque passa longe de ser esportivado como a potência, tendo 21,4 kgfm a 4.400 rpm, o que está de bom tamanho para sua proposta técnica.

Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço

Trabalhando dessa forma, o MZEA12 ou Corolla brasileiro, tem boas saídas para um CVT, justamente porque dispensa as polias e correias para essa partida.

Entretanto, mesmo saltando na frente, a progressão a seguir se arrefece nas relações continuamente variáveis, uma característica desse câmbio, amenizando a força.

Assim, mesmo com essa carga de cavalaria e torque, o Corolla Altis Premium vai de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, quando até podia fazer melhor se tivesse outra transmissão.

Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço

Novamente, deve-se ressaltar que o carro em questão é o Corolla e a performance não tem o X marcado pelo cliente logo de início. A eficiência vem em primeiro, assim como o conforto.

Dessa forma, o Toyota Corolla cumpre fielmente aquilo que lhe fora designado ao oferecer um desempenho adequado, sem a mesma pretensão de rivais como o VW Jetta, por exemplo.

É aí que o japonês nada de braçada em sua praia, entregando um pacote que permite fazer bons 11,6 km/l de etanol na estrada, apesar de seu consumo urbano não ser atraente: 6,3 km/l.

Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço

Como muita gente suspeita, carros japoneses não gostam de etanol, então, a gasolina certamente renderá mais nesse propulsor orientado para economia.

Nas retomadas, o Corolla Altis Premium precisa subir muito de giro para reagir, embora o faça com algum prejuízo em ruído e consumo.

Mesmo em pequenas elevações é fácil perceber o esforço do motor com a subida do conta-giros, ainda mais combinado com o CVT. Por isso, no plano, ele anda descansando.

Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço

Ainda se o condutor achar que ele está berrando demais e reagindo de menos, pode usar os paddle shifts e tentar encontrar algo melhor.

Da mesma forma, usar o modo Sport é uma boa, mas apenas se realmente estiver com pressa, porque o tempo de reação não mudará no final a proposta do carro.

Então, relaxe e aprecie o conforto ao rodar e a nova dinâmica de condução da geração 12, com sua direção mais direta e suspensão multilink responsiva, que torna sua dirigibilidade muito boa.

Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço

Para quem andou de Corolla a vida inteira, esta nova geração é uma mudança de rumo e para melhor. Em alguns sentidos ainda não chega ao nível do Honda Civic, ainda mais que o rival tem o VSA.

De qualquer forma, o salto que o Corolla deu foi muito bom e vantajoso. Isso, porém, não tirou o conforto que lhe é de direito, tendo uma boa resposta em pisos variados e um rodar suave.

Nas curvas, ele não vai jogar de lado e nem querer perder a traseira facilmente. Ele contorna bem e agrada muito por isso.

Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço

Mais rígida, a plataforma torna as coisas ainda mais fáceis para o Novo Corolla, que na versão Altis Premium, vem com pacote de segurança adicional.

O controle de cruzeiro adaptativo é um item muito bom para viagens e permite ao condutor relaxar mais em trechos muito longos.

Além de variar a velocidade e distância de acordo com o tráfego, sendo ajustadas pelo motorista, o ACC alerta sobre uma colisão iminente e freia automaticamente se necessário.

Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço

O alerta de faixa é outro item que torna mais segura a condução com o Corolla, especialmente porque alerta visualmente e de forma sonora, assim como vibra o volante e corrige parcialmente.

Pelo preço que se paga por esta versão, tais itens são indispensáveis. Ruim é que, por exemplo, não tenha um simples sistema Brake Hold para descansar o pé no anda-e-para das cidades.

Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço

Muitos não gostam do freio de estacionamento manual, mas a redução nos custos atinge forte o segmento de sedãs médios, ainda mais com a ascensão dos SUVs, que lhes roubam vendas.

Os faróis com função de facho alto automático é outro recurso da versão Altis Premium e ajuda bastante em viagens ou trechos muito escuros, evitando o ofuscamento de terceiros na via.

Por você…

Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço

Não é barato. São R$ 140.690 e, assim como outros rivais, subiu de preço continuamente em 2020, em parte pelo impacto da Covid-19 na economia mundial.

Pelo valor, faltam alguns itens como os já mencionados e outros como estacionamento automático, por exemplo.

Tem rival que tem isso e até internet a bordo, como o Cruze, que custa bem menos: R$ 128.790. É claro que não responde ao pedal como um VW Jetta R-Line, que sai por R$ 137.280.

Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço

Contudo, nem dá para dizer que é o mais caro de sua classe, visto que o Civic Touring já está acima de incríveis R$ 142 mil. Ainda assim, o Corolla tem baixa desvalorização e é uma moeda de troca.

Seus muitos anos de mercado e liderança, bom valor de revenda e pós-venda premiado, fazem com que o seja um cara duro de matar. Se a preferência não for performance, ele vai bem.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Toyota Corolla Altis Premium 2.0 CVT 2021

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 4 em linha, flex

Cilindrada – 1.986 cm³

Potência – 169/177 cv a 6.600 rpm (gasolina/etanol)

Torque – 21,4 kgfm a 4.400 rpm (gasolina/etanol)

Transmissão – CVT com 10 marchas virtuais e mudanças na alavanca e volante

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 9,6 segundos

Velocidade máxima – 199 km/h

Rotação a 110 km/h – 1.600 rpm

Consumo urbano – 6,3 km/litro (etanol)

Consumo rodoviário – 11,6 km/litro (etanol)

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 17 com pneus 225/45 R17

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.630 mm

Largura – 1.780 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.455 mm

Entre eixos – 2.700 mm

Peso em ordem de marcha – 1.405 kg

Tanque – 50 litros

Porta-malas – 470 litros

Preço: R$ 140.690 (versão avaliada)

Toyota Corolla Altis Premium 2.0 CVT 2021 – Galeria de fotos

Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço
Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço

© Noticias Automotivas. A notícia Toyota Corolla Altis Premium faz jus à proposta, mas não ao preço é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.